Curso para Lideranças atende a comunidade de Santa Maria (DF)

Após solicitação de líderes comunitários locais, a FRB realizou a aula para moradores da cidade-satélite

Publicado em 9/4/2014 - 00:00 Atualizado em 8/6/2020 - 21:14

Santa Maria (DF) – A cidade-satélite de Santa Maria, no Distrito Federal, recebeu a equipe da Fundação Republicana Brasileira (FRB). A instituição realizou o “Curso para Lideranças Políticas – Eleições 2014” para representantes e líderes comunitários locais. Cerca de 40 pessoas participaram da aula ministrada pelo cientista político e coordenador acadêmico da FRB, Leonardo Barreto.

Para expressar ainda mais os ideias de cidadania e patriotismo, a FRB, a partir de agora, toca o hino nacional em todos os cursos, assim como já realiza nas cerimônias oficiais, como formaturas e inaugurações. O presidente da Fundação, Mauro Silva, foi quem iniciou a aula. Ele falou sobre o trabalho realizado no DF e por todo o Brasil, com os cursos itinerantes, e explicou os conceitos do Republicanismo e história do Partido Republicano Brasileiro (PRB).

curso-fundacao-santa-maria02-09-04-14“Ficamos muito felizes, quando chegamos numa cidade e encontramos uma turma tão participativa. As pessoas estão debatendo temas muito instigantes e vale muito a pena participar do debate. Quem veio aqui hoje, só teve a ganhar. Acho que o pessoal está saindo daqui mais motivado”, disse o presidente.

Mauro Silva explicou ainda, a importância dos cursos itinerantes, que são realizados nas cidades-satélites do DF e nos estados. “O objetivo principal é qualificar os quadros do PRB e trazer pessoas para conhecer de perto nosso partido. A Fundação tem o objetivo de disseminar os ideais do Republicanismo”, ponderou.

Segundo Barreto, a comunidade tem um histórico de dificuldades, de muita luta para obter serviços públicos e benefícios do governo. “Eu não podia esperar nada diferente de muita participação. As pessoas que vieram aqui, por um lado tem uma insatisfação muito grande, mas por outro, tem a percepção de que o que elas podem conquistar depende exclusivamente delas”.

O cientista político elogiou o posicionamento firme dos presentes. “Fiquei bastante feliz. Acho que o pessoal de Santa Maria está caminhando na direção certa. E se for todo mundo mais ou menos parecido com a turma que a gente teve hoje, tenho certeza que aqui será sempre, um celeiro de boas lutas e bons políticos”, finalizou.

Participou ainda o pré-candidato à Câmara Legislativa do DF, Valdeci de Lacerda Moreira, popularmente conhecido como “Valdeci Ficha Limpa”.

Comunidade fala sobre o curso oferecido pela Fundação

O solicitante do curso, Paulo Roberto Santos, cedeu o espaço para a realização do evento e falou sobre suas impressões a respeito da primeira aula ministrada na cidade. “Tenho muita satisfação em ter recebido um curso de relevância, como foi esse, apresentado à Santa Maria. Saio daqui bastante gratificado e ciente de que, quem ganhou, foi a nossa comunidade, que precisa resgatar os valores da cidadania, até então perdidos”, declarou.

Os alunos foram bastante participativos e expressaram suas opiniões, insatisfações e desejos relacionados aos rumos atuais da política nacional. Temas como participação e engajamento políticos, necessidades básicas do povo, construção de estádios para a Copa do Mundo de 2014, prioridades do governo, políticas públicas, entre outros, foram debatidos.

“Achei muito positivo, acho que deve haver mais desse tipo de curso, por quê orienta a população, dá um norte pra gente politicamente. Foi muito válido e proveitoso”. Kátia Helena, 42 anos, dona de casa.

“O tema foi muito bom, eles (da FRB) nos ouviram, ouviram as necessidades de Santa Maria, abriram e alertaram sobre o que é política. Muitas vezes, as pessoas têm no pensamento, que político é ladrão, que político não faz nada. Mas eles nos mostraram que o povo unido faz uma política de qualidade.

Acreditamos no PRB 10, acreditamos que o partido tem essa aliança de conscientizar, que a melhor forma de fazer política é conhecer de verdade os candidatos”. Júlio Frateli, líder comunitário, 24 anos.

Texto: Por Suellen Siqueira / Ascom – FRB
Fotos: Douglas Gomes

 

 

Reportar Erro
Send this to a friend