Curso de política em Parnaíba reúne militantes na Câmara Municipal

Formação gratuita contemplou 100 republicanos piauienses

Publicado em 28/05/2018 - 00:00

Parnaíba (PI) – Reunidas na manhã deste sábado (26), na Câmara Municipal de Parnaíba, cerca de 100 pessoas, entre dirigentes, militantes e simpatizantes do Partido Republicano Brasileiro (PRB) local, representantes de outras legendas e líderes comunitários assistiram ao curso de política promovido pela Fundação Republicana Brasileira (FRB).

Curso de política em Parnaíba reúne militantes na Câmara MunicipalA formação foi solicitada pelo deputado estadual Gessivaldo Isaías (PRB-PI). O líder estava em compromisso parlamentar e foi representado pelo vereador Francisco da Paz (PRB), que destacou a importância de qualificar e investir na educação dos filiados e simpatizantes do partido. “Queremos mostrar que a política não é apenas partidária, mas um meio de levar um conhecimento mais profundo às pessoas. É um preparatório para que saibam debater. Tenho certeza que sairão daqui com a mente aberta para se tornarem formadoras de opinião, de ideias. Com certeza trarão suas contribuições até nós, parlamentares, para somar conosco, como um grupo forte e capacitado. Parnaíba está sendo privilegiada com esse curso”, disse.

O doutor em Ciência Política, Leonardo Barreto, palestrou sobre temas atuais, participação, engajamento político e esclareceu dúvidas dos participantes. “Estou estimulado a trabalhar as questões políticas não apenas da cidade, mas do Brasil. Está todo mundo sensibilizado para o tipo de atuação necessária para essas eleições, sentindo a responsabilidade de trabalhar para ter uma decisão eleitoral mais refletida, responsável e um debate maduro sobre nosso futuro. A partir daqui teremos muitos frutos e bons diálogos”, disse.

Impressões

Curso de política em Parnaíba reúne militantes na Câmara Municipal“Precisamos sempre nos renovar, integrar e atualizar, principalmente neste momento dinâmico, com um furacão político acontecendo no Brasil. É bom para que possamos pensar em novas ideias para adequar à nossa cidade. O cidadão precisa saber o que é política e o que pode fazer a respeito, independente de ser ou não filiado a um partido”, afirmou Ângelo Rodrigo de Sousa, 32, presidente do PRB de Ilha Grande.

Curso de política em Parnaíba reúne militantes na Câmara Municipal“Minha motivação para fazer o curso foi compreender o que é, como se faz, de que forma acontece a política. Nós tínhamos uma visão e saímos com outra, pensando na coletividade. Essa conscientização é muito importante para o aprendizado e para quebrar barreiras”, comentou Pâmela Costa, 33, moradora de Terezina, pós-graduanda em Políticas de Saúde Pública.

Curso de política em Parnaíba reúne militantes na Câmara Municipal“Acho a iniciativa muito importante porque traz para nós a oportunidade de conhecer nossos direitos e deveres como eleitores. Como muitas vezes levamos a problemática da política para o político, esse curso nos mostra uma nova perspectiva onde nós, como população, somos participantes da política. O palestrante nos coloca para pensar e nos mostra oportunidades e saídas para a situação que vivemos hoje”, acrescentou Raul Anchieta, 26, estudante de Direito, morador de Teresina.

Curso de política em Parnaíba reúne militantes na Câmara Municipal“A política é mais ampla, temos que abrir nossas mentes. Não podemos ficar entregues a políticos e pensamentos antigos. Moro há 540km, mas me fiz presente para levar isso ao meu município. A Fundação está de parabéns por trazer esse curso para o interior”, disse Nalianio Neiva, 38, vereador de Jardim do Mulato.

Texto: Suellen Siqueira / Ascom – FRB, com informações da Ascom – deputado estadual Gessivaldo Isaías
Fotos: Jean Carlos / Ascom – Republicanos Piauí

 

Reportar Erro