Cristiane Britto formaliza parcerias para o fortalecimento de vínculos familiares

Ao todo, 2.895 famílias serão beneficiadas com ações do governo federal no município de Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro

Publicado em 30/05/2022 - 14:39

Campos dos Goytacazes (RJ) – Garantir o fortalecimento de vínculos familiares e o desenvolvimento de habilidades sociais, emocionais e cognitivas como forma de redução da violência, melhora na interação familiar e no rendimento escolar. Com estes objetivos, a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), Cristiane Britto (Republicanos), assinou dois acordos de cooperação técnica (ACTs) e fez a entrega de certificados, na tarde desta quinta-feira (26), aos representantes da Prefeitura de Campos dos Goytacazes (RJ).

Os ACTs envolvem os programas Famílias Fortes e Reconecte. Já os certificados entregues são referentes ao projeto-piloto Família na Escola. Tais ações – coordenadas pela Secretaria Nacional da Família (SNF) do MMFDH – irão beneficiar 2.895 famílias do município de Campos dos Goytacazes (RJ).

“O nosso ministério acredita que esses programas contribuem com a erradicação da pobreza e auxiliam no combate à evasão escolar. Atualmente, toda a Esplanada dos Ministérios trabalha com políticas públicas voltadas ao fortalecimento dos vínculos familiares, por entendermos que, para a construção de uma sociedade saudável, a família é o ponto de partida e o ponto de chegada, sempre.”, afirmou a ministra.

Famílias Fortes: é uma metodologia de prevenção de comportamentos de risco para famílias com filhos entre dez e 14 anos, por meio do fortalecimento dos vínculos familiares e do desenvolvimento de habilidades socioemocionais. O objetivo é promover o bem-estar dos membros da família, fortalecendo os processos de proteção e construção de resiliência familiar, de modo a reduzir os riscos relacionados a comportamentos problemáticos.

Reconecte: a metodologia consiste na aplicação de quatro oficinas com duração de uma hora, aplicadas em encontros semanais, para famílias que participam junto aos filhos entre nove e 14 anos. As oficinas Reconecte abordam temas relacionados à tecnologia e sua relação com a família, saúde, educação e segurança digital.

Família na Escola: promove a parceria entre a família e a escola. É destinado aos profissionais de educação e famílias de crianças da Educação Infantil e Ensino Fundamental, por meio da formação das habilidades parentais.

Texto: Ascom/MMFDH
Foto: Hilton Silva – Ascom/MMFDH
Edição: Agência Republicana de Comunicação – ARCO

Reportar Erro
Send this to a friend