Cristiane Britto entrega prêmio para estados amigos da pessoa idosa

Entrega das premiações foi feita na última semana, durante eventos literários

Publicado em 27/12/2022 - 09:00

Brasília (DF) – A Ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Cristiane Britto (Republicanos), participou na última quinta-feira (22), da cerimônia de entrega dos títulos de estados amigos da pessoa idosa. Foram premiadas cinco unidades da federação, uma por região. São elas: São Paulo (Sudeste), Paraná (Sul), Roraima (Norte), Ceará (Nordeste) e Mato Grosso (Centro-Oeste).

O prêmio é um reconhecimento público às ações desenvolvidas pelos estados condecorados na implementação de políticas públicas para as pessoas idosas, como ampliação dos conselhos estaduais e municipais e dos fundos da pessoa idosa.
A ministra enalteceu o trabalho feito pelo MMFDH em favor do respeito do público da terceira idade. “Trabalhamos com afinco para garantir a dignidade das pessoas idosas. Esse termo, inclusive, foi abraçado pelo Estatuto da Pessoa Idosa a fim de que o preconceito seja combatido já a partir da maneira como nos referimos a esse segmento social tão fundamental para nossa sociedade”, disse.

Prêmios Literários

Ainda durante o evento, ocorreu o I Prêmio Literário de Redações e o II Prêmio Literário de Crônicas. Promovidos pelo Conselho Nacional de Direitos Humanos, a homenagem premiou 10 autores que encaminharam seus trabalhos para serem analisados por uma comissão especial de avaliação, com atuação reconhecida e evidente no meio literário e mercado editorial do Brasil.

O prêmio de redações foi direcionado para alunos do ensino médio de escolas públicas, já o prêmio de crônicas, teve a participação de pessoas com 60 anos ou mais. Ambos, tiveram como tema “O papel da pessoa idosa no século XXI”. Por fim, foram selecionadas as cinco melhores redações e crônicas para recebem uma premiação cada, que chegou a R$ 2.000,00 para o primeiro lugar do prêmio de redações, e de R$ 8.000,00 para a melhor crônica escrita.

Texto e foto: Ascom Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos

Reportar Erro
Send this to a friend