Bancada do Republicanos oficializa apoio a Arthur Lira

A confirmação foi feita pelo presidente nacional do Republicanos, Marcos Pereira, em reunião nesta sexta-feira (29)

Publicado em 29/01/2021 - 13:49

Brasília (DF) – O presidente nacional do Republicanos, deputado federal Marcos Pereira, confirmou o apoio da bancada do partido à candidatura de Arthur Lira (Progressistas-AL) para comandar a Câmara dos Deputados nos próximos dois anos. A oficialização do apoio foi feita nesta sexta-feira (29), na sede nacional do partido em Brasília, durante reunião da bancada do Republicanos, com a presença do candidato Arthur Lira, do presidente do Progressistas, senador Ciro Nogueira, entre outras lideranças.

Para Marcos Pereira, o apoio do Republicanos visa fortalecer o projeto de mudança e trabalhar para que a Câmara seja independente, porém de forma harmônica com os demais poderes. “O deputado Arthur Lira é o nosso candidato à Presidência da Câmara dos Deputados e estamos aqui para selar nosso compromisso de apoio. Precisamos garantir a independência da Câmara e, ao mesmo tempo, a harmonia com os demais poderes”, ressaltou Pereira.

O líder Jhonatan de Jesus reforçou o apoio do partido ao candidato Arthur Lira. “Temos uma bancada que caminha junta. Nossas decisões são sempre em conjunto. Dessa união, você (Arthur Lira), pode ter certeza que vai contar com 31 votos do Republicanos. Obrigado a todos os colegas republicanos e vamos juntos neste projeto que se tornou também projeto do Republicanos e Progressistas”, disse o líder.

Para Arthur Lira, a participação do Republicanos em sua candidatura tem sido primordial e que o pedido do partido para uma Câmara harmônica será honrado.

“Será um convívio de decisões compartilhadas. Vou precisar muito da experiência do Marcos (Pereira) na condução do Plenário e decisões do Brasil. E todos vocês sabem que estaremos juntos trabalhando com muita firmeza. Com organização, competência, seriedade para fazermos um Brasil melhor. Queremos uma Câmara tranquila, forte, harmônica e unida principalmente. Me comprometo a ser o que sempre fui naquela Casa, correto e aberto para que tenhamos o máximo de espaço possível para os deputados terem voz e vez. Agradeço a diferença desse partido que se posiciona unido e de maneira clara. Agradeço demais o apoio de todos”, disse Lira.

A deputada Rosangela Gomes (RJ), secretária nacional do Mulheres Republicanos, destacou que o candidato Arthur Lira é um parlamentar do diálogo e do consenso nos grandes debates na Câmara. “Arthur Lira se comprometeu a apoiar nossa luta na Baixada Fluminense. E aí eu já ganhei mais um companheiro que vai ajudar o nosso povo sofrido e valente da Baixada Fluminense. Muito obrigado, Lira. Vamos produzir mais e melhor com Lira e o Republicanos”, disse Rosangela.

O deputado Silvio Costa Filho (PE) também falou da importância do apoio do Republicanos a Arthur Lira. “A candidatura de Arthur Lira é um projeto de parlamentares que sonham com uma Câmara mais independente, mais fortalecida perante à sociedade e com capacidade para dialogar com os todos os canais institucionais. Tenho certeza que você vai fazer uma gestão que dialoga com o Brasil e que avance na agenda das reformas e que fortaleça o Parlamento”, reforçou o republicano.

O Republicanos também fechou apoio à candidatura do deputado Marcelo Ramos (PL-AM) para a 1ª vice-presidência da Câmara.

Eleição da nova Mesa Diretora da Câmara

A eleição para a nova Mesa Diretora da Câmara está marcada para a segunda-feira (1º), a partir das 19h. Conforme decisão da Mesa, a eleição será totalmente presencial, com urnas dispostas no Plenário e nos salões Verde e Nobre, espaços que ficarão restritos aos parlamentares, de forma a evitar aglomerações e manter o distanciamento.

Às 14h, terá início da reunião de líderes, para a escolha dos cargos da Mesa pelos partidos, conforme o critério de proporcionalidade.

Às 17h, termina o prazo para registro das candidaturas. Terminado esse prazo, haverá o sorteio da ordem dos candidatos na urna eletrônica. Até agora, nove deputados lançaram candidatura, sendo dois de blocos partidários, dois de partidos políticos e o restante avulso.

A Mesa é composta pelo presidente, dois vice-presidentes, quatro secretários e seus suplentes. Os votos para os cargos da Mesa só são apurados depois que for escolhido o presidente.

Texto: Agência Republicana de Comunicação – ARCO 
Fotos: Douglas Gomes – Liderança do Republicanos na Câmara 

 

 

Reportar Erro
Send this to a friend