Registro de 28 mil candidaturas mostra força do Republicanos

A meta é eleger 10% do número de prefeitos em todo o Brasil, e de no mínimo triplicar a bancada de vereadores

Publicado em 07/10/2020 - 09:30

Brasília (DF) – Com 28.436 candidaturas, sendo 10.436 a mais em relação às eleições municipais de 2016, o Republicanos mostra força, seriedade e compromisso dos dirigentes municipais em alcançar a meta da direção nacional do partido, que consiste em eleger 10% do número de prefeitos em todo o Brasil, portanto 550, e de no mínimo triplicar a bancada de vereadores.

São 827 candidatos a prefeito, 833 a vice e 26.776 republicanos disputando uma vaga na câmara municipal, segundo levantamento da Secretaria Nacional do Republicanos, tendo como fonte o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

No pleito de 2012, o Republicanos elegeu 80 prefeitos. Em 2016, 106 prefeitos. No Legislativo, o partido ampliou sua presença ao eleger 1.620 vereadores, sendo 37 em 22 capitais.

Nas cidades com mais de 200 mil eleitores, o Republicanos tem candidatura majoritária em 25. Nas capitais, o partido disputará 10 prefeituras – São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Manaus, Vitória, São Luís, Belém, Palmas e Porto Velho.

Candidaturas nas capitais

Entre os maiores partidos em constante crescimento, o Republicanos conta com bons quadros na disputa pela prefeitura de 10 capitais.

Veja quem são os candidatos a prefeito do Republicanos nas capitais:

São Paulo (SP) – Celso Russomanno (deputado federal);
Rio de Janeiro (RJ) – Marcelo Crivella (reeleição);
Belo Horizonte (MG) – Lafayette de Andrada (deputado federal);
Porto Alegre (RS) – João Derly (ex-deputado federal);
Manaus (AM) – Capitão Alberto Neto (deputado federal);
Vitória (ES) – Delegado Pazolini (deputado estadual)
São Luís (MA) – Duarte Júnior (deputado estadual);
Belém (PA) – Vavá Martins (deputado federal);
Palmas (TO) – Barison; e
Porto Velho (RO) – Lindomar Garçon (ex-deputado federal)

Minas Gerais é o estado em que o Republicanos tem o maior número de candidatos a prefeito, 141. Em seguida vem São Paulo, com 125 candidatos ao Executivo municipal.

Representação feminina

Sendo uma das prioridades no Republicanos, a participação das mulheres na política pela sigla também teve amplo crescimento. Se em 2016, quando o número de republicanas foi de cerca de seis mil candidatas, nas eleições deste ano a quantidade saltou para 9.408. Um aumento de mais de 50% em relação aos registros feitos há quatro anos.

Juventude 

O Republicanos, por meio do movimento Jovens Republicanos, tem promovido ações de conscientização e capacitação de jovens para que eles possam disputar uma vaga de representante em suas respectivas cidades.

Este ano, serão 2.506 candidatos jovens, entre 18 e 29 anos, disputando uma vaga nas câmaras dos 26 estados, o que significa um aumento de 21,2% em relação à eleição de 2016, quando 2.067 candidaturas republicanas estiveram na disputa pelo Legislativo municipal. Para o cargo de prefeito, o Jovens Republicanos tem 17 candidatos e 43 a vice-prefeito. O resultado mostra o esforço de um trabalho conjunto com secretários estaduais e municipais e o movimento nacional, sob a gestão de Renato Junqueira.

Para o celular

A equipe da Agência Republicana de Comunicação (ARCO) preparou um  pacote de figurinhas exclusivas para o aplicativo de mensagens WhatsApp. As criações estão disponíveis para downloads no portal nacional e podem ser instaladas facilmente em aparelhos Android ou Apple.

Por Agência Republicana de Comunicação – ARCO
Ilustração: Arquivo Republicanos

 

Conheça o Espaço do Candidato Republicano

Na página exclusiva, você encontra modelos de materiais de propaganda, dúvidas frequentes, E-book do Candidato Republicano, orientações sobre a legislação eleitoral, dicas para campanha nas redes sociais e outros. Acesse agora e aproveite ao máximo tudo que preparamos para ajudar você durante a campanha.

Reportar Erro