Agentes do programa “Mala do Livro” recebem Curso de Auxiliar de Biblioteca da FRB

Curso abordou noções básicas de como organizar uma biblioteca comunitária, administração de acervo, catalogação, estrutura física e organizacional

Publicado em 19/11/2018 - 00:00

Brasília (DF) – A Fundação Republicana Brasileira (FRB) promoveu, no último sábado (17), no Museu Nacional de Brasília, a segunda edição do Curso de Auxiliar de Biblioteca para agentes de leitura do programa Mala do Livro. A iniciativa é fruto de uma parceria da FRB e da coordenação do projeto. Agentes de diversas localidades do Distrito Federal participaram do aulão, que esclareceu noções básicas de como organizar uma biblioteca comunitária, administração de acervo, catalogação, estrutura física e organizacional. Ao todo, dez horas-aulas serão oferecidas gratuitamente com certificação. O próximo encontro da turma será no sábado (24).

Agentes de leitura recebem Curso de Auxiliar de Biblioteca da FRB

Para a professora Luciana Santos, todas as etapas do aprendizado são necessárias para um bom atendimento ao usuário. “Esses alunos saem daqui hoje aprendendo a ter um cuidado diferenciado em relação aos acervos que eles vão tratar. Saem com um olhar bibliotecário e o mais importante: trabalhando de uma forma que aproxima o usuário e o incentiva ainda mais à leitura”, ressaltou.

A agente de leitura, Jalline de Sousa, que disponibiliza livros para moradores do Paranoá Parque, destacou que acessibilidade é um incentivo a mais para o leitor. “O conteúdo só tem a agregar, as técnicas explicadas aqui são valiosas e vão ajudar no meu dia a dia para deixar o meu acervo mais acessível aos usuários”, disse.

“Tivemos o privilégio de conhecer a Fundação Republicana Brasileira. Primeiro a instituição faz uma doação considerada de quase 8 mil livros, depois nos prestigia com esse curso de excelência e necessário para a categoria pro fortalecimento do livro e da leitura. Eu estou muito feliz com essa oportunidade”, observou Maria José, gerente do projeto Mala do Livro. O grupo é composto, na sua maioria, por jovens que trabalham como voluntários levando os títulos doados para incentivar a leitura na comunidade.

Para o presidente da FRB, Renato Junqueira, os agentes têm um papel relevante na sociedade. “É com muita satisfação que a instituição oferece esse curso para profissionais que têm a missão de fazer chegar os livros até crianças, adolescentes, adultos e pessoas que precisam de educação e que precisam de conhecimento. Educação é a base de tudo e na FRB é prioridade”, disse.

Saiba mais

O Curso de Auxiliar de Biblioteca é uma ação continuada da campanha “Doe livros. Ajude a Escrever um Futuro Melhor”, lançada pela FRB em outubro de 2016. A primeira edição aconteceu em Planaltina/DF.

Texto: Eulla Carvalho / Ascom – FRB
Fotos: Carlos Gonzaga / Ascom – FRB

 

Reportar Erro