Apenas segurados agendados serão atendidos; marcações devem ser feitas pelo Meu INSS e telefone 135
Publicado em 14/9/2020 - 11:00
Brasília (DF) – O atendimento presencial nas agências da Previdência Social será retomado nesta segunda-feira, 14 de setembro, quando acontecerá a abertura de mais de 600 agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Nesta primeira fase de reabertura, somente os atendimentos agendados previamente serão realizados nas agências, incluindo, em alguns casos, a retomada da perícia médica previdenciária, que ocorrerão apenas em unidades específicas.
Além do número limitado de atendimentos, as pessoas que forem às agências devem usar máscaras e ter a temperatura corporal aferida por meio de termômetro infravermelho. Se for constatada temperatura acima de 37,5 graus, o segurado não poderá nem sequer entrar na agência, e ainda será orientado a procurar um serviço médico.
O segurado que tinha agendamento para avaliação pericial, deve desconsiderar e proceder com a remarcação pelo Meu INSS e telefone 135, informa o órgão.
Para qualquer um destes serviços, o segurado deve realizar o agendamento pelo Meu INSS (gov.br/meuinss, site e aplicativo) ou pelo telefone 135. Segurados sem agendamento não serão atendidos nas agências, para evitar aglomerações, conforme determinações do Ministério da Saúde.
Demais serviços
Os serviços que não estarão disponíveis de forma presencial neste primeiro momento, continuam disponíveis pelos canais remotos, o Meu INSS (gov.br/meu inss, site e aplicativo) e telefone 135. Além disso, o regime de plantão para tirar dúvidas continua enquanto o atendimento presencial não for totalmente retomado, a fim de continuar prestando serviço de qualidade aos cidadãos que têm dúvidas em relação a serviços e benefício.
Auxílio-doença e BPC
Desde o início da quarentena de combate ao novo coronavírus (Covid-19), o INSS antecipa R$ 1.045 para segurados que solicitam o auxílio-doença, sem exigir a realização de perícia médica.
A quantia é a mesma para todos, inclusive para aqueles com renda maior, que, pelas regras normais, teriam direito a um benefício de valor superior. No caso do BPC, que é pago para pessoas com deficiência, o valor antecipado é de R$ 600.
Com as agências fechadas, a liberação do benefício ocorre somente com o envio, pela internet, de um atestado médico assinado, carimbado e com informações sobre a doença que motivou a solicitação do recurso.
O auxílio-doença é pago pelo INSS aos trabalhadores que estão temporariamente incapacitados de trabalhar em razão de algum problema de saúde. Para ter direito ao benefício, a pessoa tem de ter contribuído por pelo menos 12 meses com a Previdência Social.
Como fazer o pedido
1) Acesse o Meu INSS, pelo site meu.inss.gov.br;
2) Clique na opção “Agendar Perícia”;
3) Informe CPF e data de nascimento e clique em “Eu não sou um robô” e em “Continuar”;
4) Leia as instruções e clique em “Perícia inicial” e depois em “Selecionar”;
5) Leia as instruções e clique na opção “SIM” para encaminhar o atestado médico. Vá em “Continuar” e em “Avançar”;
6) Atualize seus dados de contato, principalmente e-mail e celular;
7) Vá para o campo “Anexos” e clique no sinal de + para anexar os documentos;
8) Com tudo anexado, clique em avançar e informe seu CEP para que o sistema localize a unidade do INSS que irá analisar o pedido;
9) Selecione o bairro e a unidade pagadora; e
10) Confira os dados, marque “Declaro que li e concordo com as informações acima” e em “Avançar”.
Atestado médico
Pode ser digitalizado ou fotografado e deverá ser legível, sem rasuras e ter até 5 MB, além de conter as seguintes informações:
– Assinatura e carimbo do médico, com registro do CRM (Conselho Regional de Medicina);
– Informações sobre a doença e a respectiva numeração da CID (Classificação Internacional de Doenças); e
– Prazo estimado do repouso necessário
Por Agência Republicana de Comunicação – ARCO, com informações da Secretaria da Previdência Social, do Ministério da Economia