2014: um ano de bons trabalhos

Mauro Silva é presidente da Fundação Republicana Brasileira.

Publicado em 30/12/2014 - 00:00

As fundações partidárias são organizações vinculadas aos partidos criadas para promoverem a educação para a cidadania. Elas são mantidas com recursos públicos e todos os anos devem prestar contas das suas atividades, demonstrando como foi empregado o dinheiro do contribuinte.

Na Fundação Republicana Brasileira, nosso lema é “ajudar a formar cidadãos” e nosso foco é devolver sempre para sociedade mais do que ela investiu em nós. Por isso, todas as nossas atividades, cursos e palestras são desenvolvidas com muito cuidado, preparo, competência e seriedade.

O destaque do trabalho feito em 2014 é o novo site da Fundação. Em um país continental como o Brasil, onde não é possível estar em todos os estados ao mesmo tempo, a internet é o nosso principal ponto de encontro com as pessoas. Graças à tecnologia, temos condições de ministrar cursos, promover debates e manter um canal de contato permanente com os cidadãos. Por exemplo, pelo novo portal, realizamos cursos on-line que atingiram neste ano 22 estados da federação, além do Distrito Federal.

Como nada substitui o contato pessoal, giramos novamente o Brasil neste ano. Com o advento das eleições, a Fundação investiu na capacitação dos pré-candidatos republicanos e dos cidadãos envolvidos politicamente. Foram feitas palestras, simpósios, seminários e cursos em dez estados, alcançando diretamente uma plateia de  3 mil pessoas. Este número nos permitiu ultrapassar 10 mil alunos no prazo de sete anos.

Além do tradicional curso de política, hoje ministramos turmas regulares de inglês e espanhol na nossa sede em Brasília. Desenvolvemos também material didático e palestras para a formação de lideranças políticas femininas com o objetivo de ajudar a sanar o déficit de participação das mulheres na política nacional.

Tudo isso é mantido por uma equipe enxuta e extremamente competente, composta por pessoas remuneradas e trabalhadores voluntários, sem os quais nem metade do que foi feito seria possível. Portanto, não é possível prestar contas sem agradecer intensamente o empenho de todos por participarem desta caminhada.

E mesmo sendo vinculada a um partido político, o PRB, a Fundação Republicana não discrimina qualquer pessoa que queira participar de suas atividades. A nossa única exigência é ter boa vontade e querer cultivar o verdadeiro espírito público. Nossa missão é espalhar sementes de conteúdo e de bons exemplos, pois acreditamos que cidadãos conscientes são a base para uma sociedade mais justa e fraterna, independente da sua preferência partidária.

Nesse sentido, muito obrigado a todos que trabalharam e estudaram conosco em 2014. Esperamos revê-los em 2015 com saúde e muita disposição.

 

Mauro Silva  é presidente da Fundação Republicana Brasileira

Reportar Erro