Vereadores eleitos pelo Republicanos tomam posse pelo Brasil

Nas capitais, 62 novas novas lideranças assumem compromisso com suas comunidades

Publicado em 2/1/2025 - 16:12 Atualizado em 8/1/2025 - 09:51

Brasília (DF) – Neste primeiro dia de 2025, vereadores eleitos pelo Republicanos em diversos municípios brasileiros assumiram oficialmente seus mandatos. As cerimônias de posse, realizadas em câmaras municipais por todo o país, marcaram o início de gestões comprometidas com a ética, o desenvolvimento social e o fortalecimento das cidades.

Ao todo, foram eleitos 4.628 vereadores por todo o Brasil. Contando somente de capitais, foram 62 eleitos.

Compromissos assumidos pelos novos vereadores

Eleita 2ª vice-presidente da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, a vereadora Tânia Bastos foi uma dos três parlamentares que ajudaram no hasteamento das bandeiras do Brasil, marcando o início da solenidade. Reeleita para o quarto mandato, Tânia tomou posse junto com os republicanos Inaldo Silva e Gigi Castilho.

Já em São Paulo, tomaram posse para mais um mandato os vereadores André Santos e Sansão Pereira. Em Vitória, os vereadores Luiz Emanuel, será o 2º vice-presidente. Já Davi Esmael, será o 1º secretário da Mesa Diretora.

Em Cuiabá, pela primeira vez na história, foi eleita uma Mesa Diretora composta apenas de mulheres. Entre elas, Maysa Leão, eleita vice-presidente da Câmara Municipal.

Em Teresina, a vereadora eleita para o primeiro mandato Ana Fidelis agradeceu a oportunidade de poder representar a capital piauiense. “Iniciamos uma jornada em busca de uma capital, de uma cidade melhor. Hoje, celebramos um momento de muita alegria e agradeço a todos que confiaram a mim essa grande responsabilidade. Que Deus nos abençoe, e vamos juntos, com fé, amor ao próximo e trabalho, transformar Teresina”, disse Ana.

Em Goiânia (GO), Isaías Ribeiro foi eleito 2º vice-presidente da Câmara. Já o também vereador Geverson Abel, foi eleito presidente da Comissão de Fiscalização do Transporte Público Coletivo.

Já na capital cearense, Fortaleza, o vereador Ronaldo Martins foi eleito 1º suplente da Mesa Diretora. Em Salvador, Kel Torres foi eleito o 4º secretário da Mesa, e Ireuda Santos, foi eleita 2ª vice-presidente suplente. No Recife, Professora Ana Lúcia foi eleita 2ª vice-presidente. Já em Boa Vista, Genilson Costa foi reeleito presidente da Câmara Municipal da capital. Em Campo Grande, Neto Santos foi eleito 3º vice-presidente. Em João Pessoa, Marmuthe Cavalcanti foi eleito primeiro secretário.

Em São Luís, Rosana da Saúde comemorou a oportunidade de estar mais quatro anos no parlamento municipal da capital maranhense. “Eu me sinto muito feliz e tenho total gratidão a Deus por me permitir voltar para a Câmara Municipal de São Luís. Tenho gratidão também a esse povo que deu o seu voto de confiança e acreditou mais uma vez para que eu venha representá-los. A responsabilidade aumenta porque é o segundo mandato e com certeza iremos trabalhar muito mais pelo nosso povo querido daqui de São Luís”, afirmou.

Por fim, Com quatro vereadores eleitos, Palmas também empossou seus representantes locais e elegeu Marilon Barbosa como novo presidente da Câmara Municipal. Também vai compor a Mesa Diretora o vereador de primeiro mandato Dr. Vinícius Pires, eleito para a 3ª secretaria.

Outras cidades

Não foi somente em capitais que o Republicanos vai presidir câmaras municipais. Em Campinas (SP), Luiz Rossini (Republicanos) foi reeleito mais uma vez para continuar à frente da mesa diretora. Em Sorocaba (SP), o vereador pastor Luís Santos (Republicanos), que está no quinto mandato consecutivo e vai presidir a câmara. Também no estado de SP, em Cosmópolis, André Maqfran (Republicanos) foi novamente reeleito presidente da casa.

Fortalecimento da bancada municipal

O fortalecimento da presença do Republicanos nos legislativos municipais reflete o crescimento da base de apoio ao partido em nível nacional. Em 2025, a expectativa é que os vereadores eleitos desempenhem papel fundamental na articulação de políticas públicas que reflitam os princípios do partido. Com uma bancada crescente a cada eleição, o Republicanos se destaca como um partido que tem conquistado espaço significativo no legislativo municipal, ampliando sua presença em regiões estratégicas e fortalecendo seu papel como defensor das demandas populares.

Texto e arte: Agência Republicana de Comunicação (ARCO)

Reportar Erro
Send this to a friend