Vereador Vaninho solicita Cadastro Ambiental Rural em Itatiaia (RJ)

“A inscrição do imóvel no CAR, além de cumprir a obrigação legal, garante vantagens aos proprietários”, explica o republicano, presidente da Comissão de Meio Ambiente

Publicado em 14/05/2019 - 00:00

Itatiaia (RJ) – O vereador Silvano Rodrigues, o Vaninho (PRB), solicitou à Prefeitura de Itatiaia que providencie junto ao Instituto Estadual do Ambiente (Inea) que o município seja contemplado com o Cadastro Ambiental Rural. O republicano fez a solicitação por meio da Indicação nº 764/2019, aprovada por unanimidade na Câmara Municipal.

“A inscrição do imóvel no CAR, além de cumprir a obrigação legal, garante vantagens aos proprietários, como comprovação de regularidade ambiental do imóvel; segurança jurídica; acesso ao crédito agrícola; potencial como instrumento para planejamento do imóvel rural e acesso ao Programa de Regularização Ambiental (PRA)”, explica Vaninho, presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara.

O Cadastro Ambiental Rural será realizado por meio da Gerência do Serviço Florestal (GESEF). Iniciado em novembro do ano passado, o Projeto “CAR nas UCs” consiste na promoção do Cadastro Ambiental Rural (CAR), registro público obrigatório para todos os imóveis rurais, que tem a finalidade de reunir as informações ambientais das propriedades e posses rurais, compondo base de dados para controle, monitoramento, planejamento ambiental e econômico e combate ao desmatamento.

Texto e foto: Ascom – vereador Vaninho

Reportar Erro
Send this to a friend