Tânia Bastos e Tia Ju defendem projeto que estabelece carteira para autistas no RJ

Republicanas reuniram-se com o presidente do Detran-Rio, Luiz Carlos das Neves, para debater o Projeto de Lei nº 515/2019, de autoria da deputada Tia Ju

Publicado em 31/05/2019 - 00:00

Rio de Janeiro (RJ) – A deputada estadual Tia Ju (PRB-RJ) e a vereadora Tânia Bastos (PRB) reuniram-se, na última quinta-feira (23), com o presidente do Detran-Rio, Luiz Carlos das Neves. Na pauta, o Projeto de Lei nº 515/2019, de autoria da deputada do PRB, que garante às pessoas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) a inclusão da sua condição nos documentos de identificação expedidos pelo órgão.

Tia Ju explicou que incluir a condição das pessoas com o TEA no documento de identidade vai facilitar o dia a dia deles e dos seus responsáveis. A deputada lembrou que a maioria das deficiências são facilmente identificadas por causa das suas características, mas, no caso do TEA, isso não acontece. Atualmente, existe uma identidade que especifica quem tem a deficiência, além de um crachá assinalando o grupo sanguíneo e tipos de medicamentos. Contudo, segundo Tia Ju, não há a exibição do lacinho colorido – símbolo do autismo. “O projeto de lei estabelece exatamente esta inclusão no documento de identificação”, disse.

“Esta reunião foi extremamente proveitosa, porque, a partir da aprovação do nosso projeto na Alerj, o Detran será o órgão responsável pela sua efetivação. Fico feliz em participar como autora do projeto de lei, a pedido da vereadora Tânia”, explicou Tia Ju.

Tânia Bastos e Tia Ju defendem projeto que estabelece carteira para autistas no RJ

“A pauta foi muito positiva, pois discutimos vários benefícios para as pessoas com o transtorno. Precisamos transformar vidas e, para isso, a união de todos é fundamental. Estamos lutando para que os autistas tenham uma vida bem mais próxima da normalidade. Fico feliz e extremamente agradecida pelo fato de o vice-governador, Cláudio Castro, interceder pelas famílias autistas. Fui escolhida para defender estas pessoas e vou continuar fazendo o meu papel. Farei tudo o que tiver ao meu alcance para defender os direitos dos autistas”, concluiu Tânia Bastos.

Também participaram do encontro, o diretor de Identificação Alexandre Mattioli, e diversos representantes da causa, além dos grupos “Correndo pelo Autismo”, “Compartilha”, “Mundo Azul”, “Juntos” e “Marias”.

Texto e fotos: Ascom – vereadora Tânia Bastos
Edição: Ascom – PRB Mulher Nacional

Reportar Erro