Rinaldo Junior lamenta aumento de mortes por feminicídio no Recife

Reportagem especial do Jornal do Commercio revelou que 241 mulheres vieram a óbito ao longo de 2018 no estado de Pernambuco

Publicado em 09/02/2019 - 00:00

Recife (PE) – Nesta semana, durante pronunciamento na Câmara Municipal do Recife, o vereador Rinaldo Junior (PRB) lamentou o aumento de mortes por feminicídio em Pernambuco. Reportagem especial do Jornal do Commercio revelou que 241 mulheres vieram a óbito ao longo de 2018.

“A triste estatística apresentada na reportagem especial não tratou somente de números, mas de pessoas. Deu nome às mulheres mortas e estupradas. Traz relatos contundentes de histórias que quase sempre se banalizam e se perdem em estatísticas. Não foi apenas mais uma pessoa morta, foi uma mulher, tão somente porque era mulher”, disse o republicano.

Rinaldo afirmou que são números assustadores e talvez nem revelem a realidade, uma vez que muitas mulheres preferem não fazer boletim de ocorrência. “Dos 241 crimes coletados, somente 81 foram investigados e apenas quatro casos tiveram julgamentos. O caderno revela ainda que 55% destes crimes foram cometidos com armas de fogo”, lamentou.

Outra realidade elencada pelo parlamentar do PRB é que a maioria dos crimes é cometida dentro de casa por companheiros. No Brasil, as taxas de homicídio chegam a 4,8% por cada 100 mil mulheres e no Estado e em Recife esse número cresce para 6,5% por cada 100 mil mulheres. “Dos casos de violência registrados ano passado, Recife aparece com 436 mulheres estupradas, o que dá mais de uma por dia. É esta a cidade que queremos para nossas mulheres e filhas?”, completou Rinaldo Junior.

Texto: Ascom – Câmara Municipal do Recife
Edição: Agência PRB Nacional
Foto: Cedida

Reportar Erro