Convenção ocorreu na manhã da terça-feira (10), em Feira de Santana, Bahia
Publicado em 14/9/2020 - 08:58
Feira de Santana (BA) – Na manhã desta quinta-feira, 10 de setembro, aconteceu em Feira de Santana a convenção do partido Republicanos. No ato, foi lançada e homologada a candidatura do deputado estadual José de Arimateia a prefeito da cidade e do professor e sargento da Polícia Militar da Bahia, Paulo Tarso a vice-prefeito, além da candidatura de 32 vereadores, incluindo o presidente municipal do Republicanos Feira de Santana, vereador Eli Ribeiro.
Para o pleito municipal de 2020, o Republicanos formará chapa com o Democracia Cristã (DC), na Coligação Pra Feira Ficar 10.
Em seu discurso, Arimateia contou que, ao longo dos meses que antecederam a convenção, foi bastante questionado sobre a sua candidatura. “A primeira pergunta era: a sua pré-candidatura é pra valer? Muitos achavam que estávamos fazendo jogo de cena para pleitear espaço em outra chapa. É pra valer e hoje estamos provando isso”, confirmou.
Há 22 anos na vida púbica e 25 em terras feirenses, o candidato republicano a prefeito da Princesa do Sertão declarou gratidão à cidade e ao seu povo. “Sou um apaixonado por Feira de Santana e pela nossa gente. Nessa terra vivenciei momentos marcantes da minha vida”, declarou emocionado. Do povo também vieram inúmeros apelos que, de acordo com ele, foram um dos principais motivos da sua candidatura. “Esse projeto não é fruto de vaidade pessoal ou articulação político-partidária. Ele nasceu em resposta aos inúmeros pedidos que ouvi nos últimos anos em Feira para que eu me lançasse à prefeitura”, afirmou.
O presidente estadual do Republicanos Bahia, deputado federal Márcio Marinho, comentou sobre a pressão de muitos partidos políticos para negociar a pré-candidatura de José de Arimateia. “O povo de Feira de Santana é dono do seu voto. A candidatura de Arimateia não dará um passo atrás. Ela vai até o final. Nós não queremos nos acovardar de não apresentarmos uma oportunidade para que a população possa, no dia 15 de novembro, ter um nome diferente de tudo aquilo que viu até hoje, que é José de Arimateia. Um homem de experiência, lisura, transparência, nome limpo. Não é isso que a população está buscando? ”, questionou o parlamentar.
Atestando a necessidade de mudança política na cidade, o presidente municipal do Republicanos Feira de Santana, vereador Eli Ribeiro falou sobre o panorama que tem presenciado. “Como vereador, eu tenho visto como está a nossa cidade, que precisa passar por uma reforma, que está jogada, abandonada, destruída e nós temos um nome novo, José de Arimateia, para administrar bem essa cidade”, constatou.
Há 16 anos na corporação da Polícia Militar, 11 deles na linha de frente contra o crime, o candidato a vice-prefeito de Feira de Santana é gestor de projetos na base comunitária da Rua Nova. Ele falou sobre a sensação de insegurança que a população vive atualmente na cidade, que a coloca como a 14ª mais violenta do mundo em número de homicídios, e sobre sua expectativa na gestão municipal feirense. “Dentro da minha perspectiva de policial, nós pretendemos trabalhar com projetos principalmente na valorização da segurança pública de Feira de Santana, um problema crônico e histórico. É a possibilidade da gente realmente fazer história, trazer Feira para o progresso, para o século XXI”, afirmou.
No rol da saúde pública, que considera um dos mais importantes pilares de uma boa gestão, José de Arimateia também percebe pontos deficientes no município. “Esses feirenses que clamaram pela nossa candidatura são os que sofrem por meses na espera pela marcação de exames, consultas ou uma cirurgia eletiva. São aqueles que são ignorados por um sistema de saúde que exclui quase 30% da população da atenção básica. Esse povo está cansado de promessas de um hospital municipal que não vira realidade. São essas pessoas que sofrem na rede municipal de saúde que enxergam em mim e no Republicanos capacidade para mudar esse quadro”, apontou, afirmando que pretende construir o hospital municipal.
A educação municipal também é uma chaga da cidade de Feira de Santana e ponto de apelo de muitos cidadãos, segundo José de Arimateia. “É até difícil de acreditar, mas no último censo escolar se constatou que havia escolas municipais que sequer ofereciam água filtrada para as crianças. Isso é desumano. Também ouvi esse pedido para que fosse candidato de muitos pais e avós de crianças e adolescentes que travam lutas para conseguir vaga nas creches e escolas”, pontuou, citando outros dados que considera alarmantes e resultados de má gestão municipal.
A Convenção contou ainda com a presença do deputado estadual Jurailton Santos, do presidente do Republicanos em Salvador, vereador Luiz Carlos, o presidente do Democracia Cristã (DC), Clóvis Pereira, a secretária municipal do Mulheres Republicanas Feira de Santana, Naiara Pena e a representante do grupo Pátria Amada Brasil, Roseane Bahia da Silva.
Por força da necessidade de distanciamento social, o evento, que aconteceu na Gelateria Italiana, foi restrito à presença de representantes dos partidos da Coligação Pra Feira Ficar 10 e da imprensa e foi acompanhado pelo público através de transmissão ao vivo pela fanpage oficial de José de Arimateia no Facebook, com 344 acessos simultâneos.
Texto: Ascom – José de Arimateia
Fotos: Cris Oliveira