Projeto proíbe o uso de canudos plásticos em estabelecimentos de Paranaguá

Projeto proíbe o uso de canudos plásticos em estabelecimentos de Paranaguá (PR)

“O projeto visa conscientizar a população de nossa cidade da importância de preservar o meio ambiente”, explica o vereador Thiago Kutz (PRB), autor do projeto

Publicado em 12/03/2019 - 00:00

Paranaguá (PR) – Tramita na câmara municipal, projeto de lei do vereador Thiago Kutz (PRB) que proíbe o fornecimento de canudos plásticos aos clientes de hotéis, restaurantes, bares, padarias, quiosques e no comércio ambulante do município.

O texto prevê multas para quem descumprir a lei, mas só deverão ser aplicadas após a conscientização por parte do governo local, que deverá estabelecer um prazo. Segundo a regulamentação, os comerciantes deverão se adequar e passar a oferecer canudo em papel reciclável, material comestível, ou biodegradáveis, embalados individualmente em envelopes hermeticamente fechado feitos do mesmo material. Os canudos plásticos, por não serem biodegradáveis, tem uma decomposição lenta, levando até 400 anos para sumir por completo do meio ambiente.

“Tendo por finalidade combater o descarte de materiais plásticos, cujo impacto ambiental é enorme, a proposição visa a substituição desses materiais para outros que não causem impacto ambiental negativo, como é o caso de materiais biodegradáveis. Resumindo, o projeto visa conscientizar a população de nossa cidade da importância de preservar o meio ambiente”, explica Thiago na proposta.

Texto: Agência PRB Nacional
Foto: Cedida

Reportar Erro