Projeto obriga estabelecimentos de BH a usarem canudos de papel biodegradável

Autor do projeto, vereador Jorge Santos (PRB) explicou que a capital de Minas de Gerais não poderia ficar de fora dessa tendência mundial

Publicado em 13/4/2019 - 00:00 Atualizado em 10/7/2020 - 09:20

Belo Horizonte (MG) – A câmara municipal da capital mineira aprovou, em primeiro turno, o Projeto de Lei 557/2018, de autoria do vereador Jorge Santos (PRB), que obriga restaurantes, bares, lanchonetes e similares a usarem e fornecerem canudos de papel biodegradável, reciclável e/ou reutilizável, individual e embalados com material semelhante.

Segundo o republicano, o objetivo da proposta é atender aos anseios da população e do meio ambiente, promovendo uma redução drástica no consumo de canudos de plástico. Além disso, pretende estimular a criação de alternativas biodegradáveis como as diversas que já despontam nos mercados nacional e internacional.

Jorge Santos explicou que a capital de Minas de Gerais não poderia ficar de fora dessa tendência mundial. “Belo Horizonte, uma capital de vanguarda, que busca oferecer as melhores condições de convivência em coletividade, não deve se furtar à sua vocação de proteger o meio ambiente, por meio de políticas públicas justas e eficazes, bem como de garantir o conforto aos consumidores que fazem uso dos canudos”, ressaltou o vereador.

Como é muito pequeno e leve, assim como tampas de garrafa, por exemplo, os canudos de plástico frequentemente são ignorados nos processos de reciclagem, com uma vida útil de apenas quatro minutos e levando aproximadamente 400 anos para se decompor na natureza.

Texto: Lélia Queiroz / Ascom – PRB Minas Gerais
Foto: Cedida

Reportar Erro
Send this to a friend