Projeto inclui peixe no cardápio da merenda escolar de Porecatu (PR)

Autora do projeto, vereadora Janaína Barbosa (PRB), pretende introduzir uma alimentação saudável na vida das crianças desde a primeira infância

Publicado em 29/06/2019 - 00:00

Porecatu (PR) – A vereadora Janaína Barbosa (PRB) apresentou um projeto de lei que visa incluir a carne de peixe no cardápio da merenda escolar das unidades educacionais do município de Porecatu. O objetivo da proposta é, não somente aumentar o consumo de peixe na cidade, mas também introduzir uma alimentação saudável na vida das crianças desde a primeira infância.

“Os peixes são ricos em proteínas, fontes de vitaminas e minerais, como o cálcio, fósforo e iodo, além de ter o teor de gordura reduzido. Neles, predominam a gordura do tipo poli-insaturada, diferentemente das carnes vermelhas, as quais contêm uma alta proporção de gordura saturada, que podem causar problemas cardíacos se consumidos em grandes quantidades”, justifica a republicana.

Além disso, ela explicou que é reconhecido que a carne de peixe tem grande qualidade proteica, é pouco gordurosa e é rica em ômega três, uma substância que combate os chamados radicais livres. Esses radicais livres além de promover o envelhecimento precoce pode, nos homens desenvolver o câncer de próstata e nas mulheres o câncer no colo do útero.

Outro ponto também defendido pela republicana é sobre a proteção à natureza, pois a criação de peixe é uma atividade de menor impacto ambiental em relação a outras criações como a de ruminantes, por exemplo.

Texto: Gabbriela Veras / Ascom – PRB Mulher Nacional
Foto: Gustavo Donato

Reportar Erro