Projeto de Sebastião Falanque incentiva a doação de órgãos em Barra do Bugres

Projeto de Sebastião Falanque incentiva a doação de órgãos em Barra do Bugres (MT)

Projeto de lei do republicano institui a “Semana Municipal de Incentivo à Doação de Órgãos e Tecidos” no município mato-grossense

Publicado em 12/05/2019 - 00:00

Barra do Bugres (MT) – A Câmara Municipal de Barra do Bugres analisa projeto de lei do vereador Sebastião Falanque (PRB) que propõe ao município a instituição da “Semana Municipal de Incentivo à Doação de Órgãos e Tecidos”.

A proposta, segundo o autor, tem como objetivo estimular as atividades de promoção e apoio à doação de órgãos, tecidos e partes do corpo humano para fins de transplantes, e, com isso, reduzir as filas de famílias que sofrem à espera por um doador. “Pretendemos auxiliar na conscientização e sensibilização da comunidade barrabugrense quanto a este assunto tão importante”, defende Sebastião.

O republicano ressalta que com base em relatos médicos, um dos maiores motivos para a reduzida taxa de doadores de órgãos e tecidos é a falta de informação, motivo pelo qual defende a realização da semana dedicada a conscientizar sobre o tema.

Saiba mais

A doação de órgãos é o ato de permitir que uma ou mais partes do próprio corpo (órgãos ou tecidos) sejam retiradas em caso de morte encefálica – quando todas as funções do cérebro param de forma irreversível –, enquanto o coração ainda bate artificialmente, para que sejam implantados em outras pessoas.

Via de regra, o transplante precisa ser feito horas após o falecimento para que o funcionamento no receptor não seja inviabilizado, sendo que, em alguns casos – doação do rim, parte do fígado e da medula óssea –, a doação também pode ser feita em vida.

Texto: Agência PRB Nacional
Foto: Cedida

Reportar Erro