Professora Ana Lúcia participa de conscientização sobre esclerodermia

Vereadora republicana participou de caminhada e piquenique no dia 29 de junho, Dia Mundial da Esclerodermia, no Recife

Publicado em 10/07/2019 - 00:00

Recife (PE) – A vereadora Professora Ana Lúcia (PRB) participou da “Caminhada e Piquenique” no dia 29 de junho, Dia Mundial da Esclerodermia. O evento aconteceu na Praça do Derby, em Recife, e teve como objetivo promover uma conscientização sobre a doença.

Para a parlamentar, é preciso dar visibilidade a esses pacientes. “As pessoas com esclerodermia precisam ter qualidade de vida, não podem ser vítimas de negligência por parte do poder público. Também é importante que a sociedade se informe, pois muitas vezes o doente não aparenta ter nenhum problema de saúde. Conhecer a doença possibilita a compreensão, e pode resultar no apoio necessário aos doentes”, comentou a republicana.

A esclerodermia é uma doença autoimune, ou seja, o sistema imunológico ataca e destrói células do próprio corpo, provoca a inflamação crônica do tecido conjuntivo, o que provoca alteração nos órgãos internos, músculos, vasos sanguíneos e na pele.

Na oportunidade, Andrea Paula dos Santos Santana, mãe de Carolina Santos, que tem esclerodermia, falou das dificuldades enfrentadas pelos pacientes em Pernambuco. “Temos muitos médicos que não conhecem a enfermidade, é difícil conseguir reumatologista em Recife, faltam medicamentos na farmácia de estado, e, em muitos casos, para ter acesso aos medicamentos, é preciso acionar a justiça. Pessoas estão morrendo, não podemos ficar de braços cruzados”, disse.

O evento contou com a participação da Associação Brasileira de Pacientes com Esclerose Sistêmica (Abrapes), uma associação civil sem fins lucrativos, de caráter cultural, educacional e de saúde, estudo e pesquisa, que, entre outras ações, cobra políticas atuantes na área de saúde que garantam os direitos dos pacientes com esclerodermia e doenças relacionadas.

Texto e foto: Ascom – vereadora Professora Ana Lúcia

Reportar Erro