Prefeito prestigia aula prática do curso de pedreira em Parnamirim

Rosano Taveira (PRB) visitou o canteiro de obras onde as mulheres inscritas no curso de Pedreira de Alvenaria Estrutural iniciaram as aulas práticas

Publicado em 02/08/2019 - 00:00

Parnamirim (RN) – O prefeito Rosano Taveira (PRB) visitou, na manhã de quarta-feira (31/07), o canteiro de obras onde as mulheres inscritas no curso de Pedreira de Alvenaria Estrutural iniciaram as aulas práticas. O curso é ofertado através de uma parceria entre a Prefeitura de Parnamirim e a construtora Mirantes Empreendimentos, que irá construir um condomínio com 1072 apartamentos, em Pium.

O curso teve início no mês de abril e é voltado, exclusivamente, para o público feminino, residente em Pium ou proximidades. Ao longo dos últimos meses as alunas participaram de qualificação e aprimoramento profissional.

Para Rosano Taveira, a mulher tem se destacado cada vez mais no mercado de trabalho e a Construção Civil tem sido um desses setores. “A mulher tem um papel muito importante na sociedade e isso precisa ser reconhecido”, disse o prefeito.

De acordo com a secretária de Assistência Social, Elienai Cartaxo, a parceria com a Mirantes tem sido de fundamental importância. “A nossa gestão se preocupa em inserir a mulher no mercado de trabalho, nas políticas públicas e esse curso vem justamente atender o nosso desejo de inserir as mulheres no mercado de trabalho”, destacou.

Nesta semana, o grupo de mulheres, 30 no total, divididas em duas turmas de 15, chegaram à parte prática do curso, vivenciando o ambiente real de um canteiro de obras. De acordo com Laura Paiva, coordenadora do curso, as atividades permitirão às mulheres elevar paredes em blocos onde as pessoas vão morar futuramente. “Isso estimula muito mais, saber que elas estão contribuindo para a futura moradia de alguém”, explicou.

Outro fator que também tem estimulado o bom rendimento das alunas ao longo do curso é a possibilidade de contratação pela empresa para a construção de outros empreendimentos da construtora.

Faíse Santos, gestora da qualidade da empresa, adianta que parte dessas mulheres já serão contratadas para a execução do novo empreendimento da Mirantes em Pium.
Bruna da Silva de 22 anos, uma das alunas do curso, diz que soube do curso através de uma vizinha. Ela que é mais de dois filhos, um de três anos e outro de oito, conta que seu sonho sempre foi trabalhar como pedreira e agradece à prefeitura por proporcionar a ela e às demais colegas a possibilidade de se profissionalizar.

“Estou realizada e achando tudo maravilhoso. Já tive algumas experiências informais com a área, porque meu pai é pedreiro, mas nunca de maneira profissional. Agora quero crescer muito mais na minha profissão para poder ajudar meus filhos”, disse.

Economia

Após visitar a aula prática do curso de pedreiras, Rosano Taveira visitou o local onde a empresa Mirantes irá construir seu novo empreendimento em Pium. De acordo com ele, além do aspecto social, a parceria da prefeitura com a construtora vai possibilitar também crescimento econômico para o município. “O empreendimento em Pium vai gerar, inicialmente 250 empregos diretos, com a garantia de contratação mão de obra parnamirinense”, disse o prefeito.

O empreendimento contará com 1072 apartamentos, 67 blocos em uma área de 57 mil metros quadrados de área construída. As obras serão iniciadas já no mês de agosto.

O diretor-presidente da Mirantes Empreendimentos, Luís Pisano Calderon destacou o impacto social que o projeto vai causar, permitindo a esse grupo de mulheres a oportunidade de qualificação e inserção no mercado de trabalho.

Texto e fotos: Ascom – Prefeitura de Parnamirim

 

Reportar Erro