PRB Igualdade Racial promove café da manhã para povos indígenas em Maricá (RJ)

PRB Igualdade Racial promove café da manhã para povos indígenas em Maricá (RJ)

Evento alusivo ao Dia do Índio, comemorado dia 19 de abril, debateu políticas públicas de reparação aos povos indígenas e a valorização de sua cultura

Publicado em 24/04/2019 - 00:00

Maricá (RJ) – O PRB Igualdade Racial de Maricá promoveu, no sábado (20), um café da manhã para homenagear o Dia do Índio, comemorado no dia 19 de abril. O evento ocorreu na aldeia Tekoa Ka’ Aguy Ovy Porã, que significa Mata Verde Bonita, localizada em São José de Imbassaí, município de Maricá. A tribo possui 105 indígenas distribuídos em 28 famílias que preservam os hábitos e costumes de seus antepassados, como a cultura e a linguagem.

A comitiva do PRB levou mais de 20 integrantes para conhecer a aldeia, onde foram recepcionados pela cacique Jurema, primeira mulher a liderar sua tribo, sendo escolhida em uma votação para substituir seu irmão.

“Aqui na aldeia nós não perdemos a tradição, não perdemos a nossa linguagem, a nossa cultura. Tudo permanece igual, porém, a presença de Deus tem sido importante em nossas vidas”, relatou Jurema.

O presidente do PRB Maricá e coordenador regional do projeto “Somos Todos Iguais”, Mariano Santos, falou durante o café da manhã e destacou a importância de homenagear os povos indígenas.

“Antes dos portugueses, aqui já estavam os índios e merecem todo o nosso respeito. O trabalho do PRB também é mostrar que devemos respeitar toda forma de etnia, de raça e promover a igualdade entre as pessoas sem discriminação para que possamos ter uma sociedade mais justa e igualitária”, disse Mariano Santos.

Como forma de promover o acesso aos direitos e deveres, a equipe do PRB Igualdade Racial distribuiu exemplares da Constituição Federal.

Texto e fotos: Ascom – PRB Igualdade Racial de Maricá
Edição: Agência PRB Nacional

 

Reportar Erro