Evento alusivo ao Dia do Índio, comemorado dia 19 de abril, debateu políticas públicas de reparação aos povos indígenas e a valorização de sua cultura
Publicado em 24/4/2019 - 00:00 Atualizado em 10/6/2020 - 09:44
Maricá (RJ) – O PRB Igualdade Racial de Maricá promoveu, no sábado (20), um café da manhã para homenagear o Dia do Índio, comemorado no dia 19 de abril. O evento ocorreu na aldeia Tekoa Ka’ Aguy Ovy Porã, que significa Mata Verde Bonita, localizada em São José de Imbassaí, município de Maricá. A tribo possui 105 indígenas distribuídos em 28 famílias que preservam os hábitos e costumes de seus antepassados, como a cultura e a linguagem.
A comitiva do PRB levou mais de 20 integrantes para conhecer a aldeia, onde foram recepcionados pela cacique Jurema, primeira mulher a liderar sua tribo, sendo escolhida em uma votação para substituir seu irmão.
“Aqui na aldeia nós não perdemos a tradição, não perdemos a nossa linguagem, a nossa cultura. Tudo permanece igual, porém, a presença de Deus tem sido importante em nossas vidas”, relatou Jurema.
O presidente do PRB Maricá e coordenador regional do projeto “Somos Todos Iguais”, Mariano Santos, falou durante o café da manhã e destacou a importância de homenagear os povos indígenas.
“Antes dos portugueses, aqui já estavam os índios e merecem todo o nosso respeito. O trabalho do PRB também é mostrar que devemos respeitar toda forma de etnia, de raça e promover a igualdade entre as pessoas sem discriminação para que possamos ter uma sociedade mais justa e igualitária”, disse Mariano Santos.
Como forma de promover o acesso aos direitos e deveres, a equipe do PRB Igualdade Racial distribuiu exemplares da Constituição Federal.
Texto e fotos: Ascom – PRB Igualdade Racial de Maricá
Edição: Agência PRB Nacional