Por iniciativa do vereador França, Março Lilás é tema de debate na Câmara de Belém

Sessão especial abordou a necessidade de envolver toda a sociedade para conter o avanço do câncer de colo de útero

Publicado em 7/4/2019 - 00:00 Atualizado em 11/7/2020 - 18:24

Belém (PA) – Por iniciativa do vereador França (PRB), a Câmara Municipal de Belém promoveu, no dia 29 de março, sessão especial em alusão ao Março Lilás, dedicado ao combate do câncer de colo de útero.

Na ocasião, o republicano abordou a necessidade de envolver toda a sociedade para conter o avanço da doença, que mais mata mulheres na região Norte, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca). A enfermidade é a maior causa de morte, superando o câncer de mama, que aparece em primeiro lugar na estatística nacional. A estimativa é que em 2019 haja 860 novos casos de câncer de colo uterino no Pará.

Em nível estadual, dados coletados nas Unidades de Alta Complexidade em Oncologia do Hospital Ophir Loyola (HOL), Hospital regional do Baixo Amazonas (HRBA) e Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB), de 2009 a 2016, o câncer do colo do útero foi o mais prevalente no Pará com 2.537 casos, seguido do câncer de mama com 2.206 casos. No que se refere aos óbitos por câncer cervical, o Pará vem registrando queda desde 2016, quando foram registrados 350 óbitos. Caiu para 346 óbitos em 2017 e 321 em 2018.

Por iniciativa do vereador França, Março Lilás é tema de debate na Câmara de Belém

“Aproveitamos que o mês de março é todo dedicado às mulheres para, por meio do conhecimento especializado das nossas convidadas, fazer uma sessão especial voltada para orientar e conscientizar o maior número possível de mulheres sobre a importância do exame preventivo e também para derrubar mitos e tabus que ainda existem em torno do PPCU, a exemplo do que acontece entre os homens quando o assunto é o exame de próstata”, observou França.

Participantes da sessão especial puderam tirar dúvidas e receber mais informações sobre o câncer uterino e as formas de prevenção à doença.

Experiência

Representante da Secretaria Municipal de Saúde na sessão, a coordenadora de Políticas de Saúde da Mulher, Camila Crassta Correa, enfatizou o avanço das ações de conscientização para a prevenção do câncer uterino, com o engajamento dos gestores e entidades públicas. “Abrir espaços como esse aqui na Câmara Municipal para orientar e esclarecer dúvidas sobre um tema tão importante é fundamental para conter o avanço dessa doença, que só no Pará causa a morte de 300 mulheres a cada mês, em média. Desse total, pelo menos 80 são de Belém. Ou seja, a situação é grave e precisa do comprometimento de todos, homens e mulheres”, disse Camila.

Março Lilás

O câncer de colo de útero pode ser detectado facilmente nos exames preventivos, como o Papanicolau, por exemplo. Se diagnosticados precocemente, as chances de cura chegam a quase 100%. A programação da campanha Março Lilás na rede pública inclui a busca ativa de mulheres de 25 a 64 anos de idade para realizarem o exame preventivo do câncer do colo do útero (PCCU) nas unidades de saúde, bem como a vacinação contra HPV, sendo que esses serviços ficam disponíveis durante todo o ano.

Texto e fotos: Ascom – Câmara Municipal de Belém
Edição: Agência PRB Nacional

Reportar Erro
Send this to a friend