Para Ireuda, destaque na revista “Raça” reforça importância de luta contra o racismo

Vereadora do PRB Salvador foi capa da edição de revista Raça deste mês de Janeiro e destacou a luta contra o racismo e pela igualdade de oportunidades para a população negra

Publicado em 17/01/2019 - 00:00

Salvador (BA) – Uma das mulheres públicas mais atuantes no combate ao racismo e na promoção da igualdade racial em Salvador, a vereadora Ireuda Silva (PRB) é destaque na capa da revista “Raça” deste mês como uma das oito personalidades negras mais relevantes de 2018. Com dois anos de mandato, a republicana fez do tema uma de suas principais bandeiras, ao lado da luta pelos direitos da mulher.

Cidade mais negra fora da África, a capital baiana é também uma das mais racistas e desiguais socioeconomicamente, o que, segundo Ireuda, torna o embate ainda mais difícil e o reconhecimento, mais gratificante. “Ser destacada por uma publicação tão importante quanto a revista ‘Raça’ mostra que nosso trabalho não é em vão e dá resultados. Além de denunciar e combater o racismo e atuar para mudar a nossa cultura, que sempre foi excludente e guarda resquícios da escravidão”, pontua Ireuda.

Ela pontuou que as condições de vida da população negra mostram o quanto o preconceito ainda é forte na sociedade. “Além da violência, sabemos que as condições e ofertas de trabalho e renda ainda são extremamente desiguais. E isso se deve, em grande medida, ao fato de que a parcela negra da sociedade é também a mais pobre e com menos acesso a educação de qualidade”, frisou.

De acordo com a republicana, a discriminação é ainda mais agressiva contra a mulher negra por conta do machismo. “Quantas mulheres são vistas em espaços de poder? Na Câmara Municipal, são 43 vagas e oito mulheres. E negras? Poucas. E nos demais espaços? No Judiciário?”, exemplifica.

Desde o início do seu mandato, a republicana apresentou uma série de projetos voltados ao tema, entre os quais está a indicação ao governador da Bahia para implantar uma Delegacia Especializada no Combate a Crimes Raciais e aos Delitos de Intolerância Religiosa. Há também dois projetos de indicação ao governo federal que sugerem o aumento das penas por injúria racial e racismo. O Dia Municipa

l de Combate ao Racismo no Esporte também foi criado a partir de um projeto da republicana. Nos próximos dois anos, Ireuda presidirá a Comissão da Mulher na Câmara Municipal.

Além de Ireuda, a revista “Raça” homenageou as seguintes personalidades: a CEO da Lacoste, Rachel Maia, a atriz e produtora Maria Gal, a escritora Conceição Evaristo, os cantores Projota e Flávio Renegado, o editor da “Raça” Maurício Pestana e o jornalista e apresentador Thiago Oliveira.

Texto: Leone Serafim / Ascom – vereadora Ireuda Silva
Fotos: Ascom – Vereadora Ireuda Silva
Edição: Agência PRB Nacional

Reportar Erro