“Nossas creches atendem 100% das crianças”, afirma Abel Grave

Investimentos em infraestrutura, melhorias no serviços de saúde e educação e diálogo com a população têm sido as marcas da gestão do republicano em Ibirubá

Publicado em 03/04/2017 - 00:00

Ibirubá (RS) – Investimentos na infraestrutura urbana e rural, melhorias no serviços de saúde e educação e muito diálogo com a população têm sido as marcas da gestão de Abel Grave no município gaúcho de Ibirubá. O republicano é o entrevistado da semana.

Eleito para o primeiro mandato em 2012 para o cargo de vereador, o prefeito atuou por muitos anos como empresário do setor de supermercados. Na política, ele percebeu que poderia contribuir de forma efetiva com o desenvolvimento do município e da transformação da vida das pessoas positivamente.

ENTREVISTA

Agência PRB Nacional – Prefeito, o que já foi possível fazer nesses três meses de gestão?
Abel Grave – Desde que assumi o governo, tenho trabalhado para cumprir nossos projetos de campanha e atender bem as demandas que chegam à prefeitura. Na área de infraestrutura, já conseguimos recuperar boa parte das estradas rurais. Isso foi feito para facilitar o escoamento da produção agrícola. Os moradores das regiões do Rincão dos Diesel, São Paulo Pontão, Capela Fátima e Marco Grande e outras comunidades já contam com estradas em ótimas condições. Além disso, já conseguimos a liberação ambiental e os recursos para fazer a limpeza do Rio Pulador, recuperamos a ERS 506 – uma via primordial para a economia local. Nós fizemos essa parceria com DAER (Departamento Autônomo de Estradas e Rodagens do RS) e conseguimos fazer manutenção e deixar a pista em condições de uso. Na cidade, conseguimos pavimentar várias ruas, inclusive à Abílio Dias – que é uma das principais entradas da cidade. Fora os problemas já existentes, as fortes chuvas danificaram cinco pontes no interior e logo no primeiro mês de governo, tivemos que atingir rapidamente para atender essa demanda.

 

abel-grave-prb-entrevista-ibiruba-rs-foto-ascom-03-04-2017Agência PRB Nacional – Podemos afirmar que toda malha viária da zona rural está recuperada?
Abel Grave – Praticamente toda. Nossa prioridade neste início de governo é de recuperar as estradas rurais. Já estamos concluindo a recuperação de 100% das estradas, o que corresponde a 1,6 mil quilômetros, viabilizando o escoamento de nossa safra, principalmente de soja. Nosso município é muito voltado para a produção agrícola e os agricultores precisam desse apoio, que é responsabilidade nossa.

 

Agência PRB Nacional – Como estão as áreas de saúde e educação?
Abel Grave – Tanto na saúde quanto na educação, a situação está estabilizada. Só para você ter uma ideia, nossas creches atendem 100% das crianças. Toda criança de Ibirubá tem vaga na escola para estudar. Essa é uma marca da nossa gestão e eu tenho o privilégio de proporcionar esse serviço à população. Na saúde, estamos trabalhando muito para manter a qualidade do serviço. Sabemos das nossas limitações, mas mesmo assim temos conseguido atender bem.

 

Agência PRB Nacional – A recuperação do Rio Pulador foi uma de suas promessas de campanha. A obra já foi feita?
Abel Grave – Uma grande dificuldade era conseguir a licença ambiental, mas o documento já está liberado. Diante disso, já contratamos as máquinas para fazer a limpeza do rio. Acredito que em torno de 10 a 20 dias vamos começar a fazer esse trabalho e recuperar todo leito do rio. Os tratores vão entrar no rio para limpar os mais de 4 quilômetros desse bem natural de nossa terra.

 

Agência PRB Nacional – Qual foi a maior surpresa ao assumir o governo municipal?
Abel Grave – A minha surpresa foi por encontrar mais problemas do que eu imaginava que existiria. Os desafios são maiores do que eu imaginava. Uma coisa é atuação no Legislativo e outra é sentar na cadeira de prefeito e deparar com as demandas de todo município. A nossa gestão tem feito muito nesses primeiros meses de governo para cumprir nossas propostas de campanha e melhorar a qualidade de vida do nosso povo.

 

Agência PRB Nacional – Qual tem sido o diferencial da sua gestão?
Abel Grave – A nossa principal marca é o diálogo aberto e franco com à população. Estamos conversando com as pessoas, ouvindo sugestões e emprestando o ouvido – como falam por aqui – para entender os problemas e buscando soluções. A nossa gestão busca atender as demandas que chegam de forma comprometida e não deixando de assumir as responsabilidade em cada caso.

Ao lado do vice-prefeito, Alberi Behnen, no momento que assumira o mandato
Ao lado do vice-prefeito, Alberi Behnen, no momento que assumira o mandato

Agência PRB Nacional – Qual é o maior sonho do prefeito Abel Grave para Ibirubá?

Abel Grave – Tenho alguns, mas um dos mais importantes é a construção de um novo prédio, ao lado da prefeitura, para acolher todos os órgãos municipais num só lugar. O município gasta muito dinheiro com pagamento de aluguéis para o funcionamento das secretarias municipais. Além disso, tenho o objetivo de fazer o nosso Parque de Exposição, continuar com muitas obras de pavimentação asfáltica por toda cidade e trabalhar pelo bem-estar, principalmente, no cuidado com as pessoas. Temos uma infinidade de demandas sociais e pouco recurso para atender. A vida de prefeito não é nada fácil. Mas, cada esforço é recompensado quando conseguimos mudar de alguma forma a vida das pessoas.

 

Agência PRB Nacional – Ibirubá tem o sexto maior IDH do estado? O que já foi possível fazer para melhorar, ainda mais, esse índice?
Abel Grave – Sim, todo nosso trabalho é com foco nesse sentido. São investimentos feitos em várias áreas. A exemplo, podemos citar a pavimentação asfáltica das ruas, a limpeza do rio Pulador, a melhoria do atendimento de saúde, a garantia de que toda criança de Ibirubá tenha vaga para estudar, independente da idade, principalmente nas creches. Em vários municípios da região não existe vagas e aqui em nossa cidade, 100% das crianças contam com vagas asseguradas na rede municipal. Os pais podem trabalhar tranquilos porque as nossas crianças estarão bem cuidadas. Além disso, estamos atuando para fortalecer o comércio local, promovendo cursos de qualificação profissional e gerando mais emprego e renda. Outros dois projetos também fazem parte da nossa gestão. Uma é a liberação de um loteamento para construção de novas casas e a outra trata do projeto para criar um parque industrial, capaz de suportar várias indústrias. Cada ação de nosso governo tem contribuído de forma direta ou indireta com a melhoria da qualidade de vida da população.

Por Agência PRB Nacional
Fotos: Ascom – Prefeitura de Ibirubá

 

Reportar Erro