No dia do taxista, Crivella entrega 150 autonomias

No dia do taxista, Crivella entrega 150 autonomias

Prefeitura atinge marca de 1.600 documentos distribuídos na atual gestão

Publicado em 26/07/2019 - 00:00

Rio de Janeiro (RJ) – O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella (PRB), entregou no Palácio da Cidade, nesta quinta-feira (25), data em que é comemorado o Dia do Taxista, mais 150 autonomias para profissionais que aguardavam o documento há anos. Os beneficiados são auxiliares (homens e mulheres) com maior tempo de serviço na área.

“Quero parabenizar todos os motoristas pelo dia de hoje e comemorar com eles este momento especial”, afirmou o prefeito durante o evento.

Com a medida, a Prefeitura atinge a marca de 1.600 autonomias entregues na atual gestão. Os novos documentos fornecidos nesta quinta-feira representam a reposição da outra metade dos benefícios cassados recentemente por falta de vistoria dos veículos. Uma iniciativa que muda a vida de muitas famílias. Para sustentar os quatro filhos, Jonas Alves Junior, taxista auxiliar desde 2002, chegou a dirigir 16 horas por dia. Isso porque precisava pagar diárias ao taxista titular e não podia ter o seu próprio carro. Mas agora, sua situação mudou.

“Estou vivendo hoje uma mistura de sentimentos. Essa autonomia significa independência, um sonho realizado e um troféu por uma luta de mais de dez anos”, afirmou Jonas ao receber a sua autonomia.

Seguindo o estabelecido em decreto, do total de 150 autonomias entregues nesta quinta-feira, 10% são reservadas a motoristas com deficiência, 10% a mulheres e outros 10% a motoristas que tenham pessoas com deficiência como dependentes econômicos. Os taxistas com deficiência precisam apresentar, posteriormente, documentação que comprove sua condição.

“Este documento gera em mim gratidão e esperança. Esperança de dias mais tranquilos”, comemorou Ligia Barros, que há 5 anos trabalha como taxista auxiliar e ontem recebeu das mãos do prefeito a sua autonomia de motorista titular.

A cerimônia de entrega contou com as presenças do presidente da Câmara Municipal, vereador Jorge Felippe, e da secretária Municipal de Transportes, Virgínia Salerno.

“Até o final do ano chegaremos a 1.900 autonomias distribuídas. Estamos muito felizes por estarmos entregando este documento em um dia tão especial”, afirmou a secretária de Transportes.

De acordo com dados da Secretaria Municipal de Transportes, existem hoje na cidade do Rio de Janeiro 31.481 motoristas titulares e 20.030 auxiliares cadastrados. “Agora vou pensar qual será o meu carro. Já não trabalho mais para os outros. Dirigia o dia inteiro para pagar as diárias. Acabou. Este documento representa liberdade”, afirmou Mosemius Barcellos Mattos de Goes, que há 22 anos atuava como taxista auxiliar.

Texto: Ascom – Prefeitura do Rio de Janeiro
Foto: Paulo Sérgio

Reportar Erro