Marcelo Crivella inicia operação da Linha 3 do VLT

O último trecho do sistema liga a Central do Brasil ao Aeroporto Santos Dumont, passando pela Avenida Marechal Floriano. O total do percurso dura, em média, 18 minutos

Publicado em 29/10/2019 - 00:00 Atualizado em 25/6/2020 - 11:24

Rio de Janeiro (RJ) – O prefeito Marcelo Crivella (Republicanos) iniciou, neste sábado (26), a operação da Linha 3 do VLT Carioca. O último trecho do sistema liga a Central do Brasil ao Aeroporto Santos Dumont, passando pela Avenida Marechal Floriano. O total do percurso dura, em média, 18 minutos.

“Este é um investimento de mais de R$ 1 bilhão para que a gente tenha, no Centro da cidade, um transporte que não emita dióxido de carbono e não faça aquecimento global. É muito importante esta inauguração e a gente espera que o Centro da cidade se revitalize com o Porto Maravilha e os investimentos que estão sendo feitos aqui, incluindo as facilidades de transporte”, afirmou Crivella.

Crivella inicia operação da Linha 3 do VLTO percurso conta com 10 paradas, sendo três novas: Cristiano Ottoni-Pequena África (na região da Central), Camerino-Rosas Negras (na Marechal Floriano) e Santa Rita-Pretos Novos (também na Marechal Floriano). Os nomes são homenagens a ícones da cultura africana, batizados em consenso com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e entidades do movimento negro e sociedade civil.

As paradas Central e Cristiano Ottoni-Pequena África terão serviço compartilhado com a Linha 2; já as paradas Candelária, Sete de Setembro, Carioca, Cinelândia, Antônio Carlos e Santos Dumont atenderão às Linhas 1 e 3. Nos trechos compartilhados, os intervalos entre os trens serão de aproximadamente 3,5 minutos, como já acontece atualmente na região da Rodoviária.

O novo trecho é a última entrega prevista no projeto e marca a consolidação de uma rede de 28 quilômetros de trilhos, 29 paradas e estações e 32 trens que circulam desde junho de 2016 no Centro e Região Portuária do Rio. Em três anos de operação, o VLT Carioca ultrapassou a marca de 50 milhões de passageiros transportados. A expectativa com a nova linha é que, já nos primeiros meses, o total de passageiros ultrapasse a marca de 100 mil usuários por dia útil.

Grupo de trabalho

A entrada em operação da Linha 3 foi possível após a edição de decreto municipal no último dia 15 de outubro, assinado pelo prefeito Marcelo Crivella, que criou um grupo de trabalho composto por técnicos da Prefeitura e da concessionária que opera o VLT. O objetivo da equipe é ajustar questões contratuais.

Com a assinatura do decreto, cláusulas do contrato original que estavam sendo discutidas entre a Prefeitura e a concessionária VLT Carioca – que administra o serviço – serão debatidas ao longo dos próximos dez meses. Um dos pontos principais analisados pelo grupo de trabalho será o ajuste entre o movimento diário de passageiros inicialmente esperado e a quantidade real registrada. O contrato original estabelecia que a Prefeitura garantiria a demanda de 85% de 260 mil pessoas por dia. Um número que se mostrou irreal na prática e geraria prejuízo aos cofres públicos municipais.

O grupo de trabalho também vai discutir outros pontos como a possibilidade de retirar de circulação algumas linhas de ônibus no Centro do Rio, além de um possível ajuste na tarifa do VLT e do seu funcionamento 24 horas por dia. A equipe, formada por sete representantes da Prefeitura e quatro da concessionária VLT Carioca, poderá contar ainda com integrantes de outras entidades. O relatório final está previsto para ser entregue até 31 de agosto de 2020.

O projeto do VLT tem relação direta com a revitalização da Região Portuária e o novo conceito de mobilidade urbana do Centro da cidade. A inauguração da Linha 3 consolida a proposta de transporte sustentável, integrador, moderno e coletivo. Por sua importância fundamental para o Porto Maravilha, a Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro (Cdurp), gestora da operação urbana, é fiscalizadora da implantação e da operação do sistema VLT.

Texto e fotos: Ascom – Prefeitura do Rio de Janeiro

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