Manuel Marcos trabalha pela população rio-branquense e pela expansão do PRB no Acre

Manuel Marcos trabalha pela população rio-branquense e pela expansão do PRB no Acre

O republicano tem obtido êxito no comando da Câmara Municipal de Rio Branco e à frente do partido no estado

Publicado em 20/11/2017 - 00:00

Em seu segundo mandato, o vereador Manuel Marcos, presidente da Câmara Municipal de Rio Branco (AC), tem trabalhado em prol de projetos que beneficiem a sociedade rio-branquense e para fortalecer o PRB Acre do qual é presidente estadual.

No comando do PRB no estado desde 2009, Manuel está disposto a ampliar a presença do partido no Acre e prepará-lo para as eleições majoritárias de 2018.Em sua atuação parlamentar, tem apresentado diversas propostas e atuado junto ao Poder Executivo municipal para garantir melhorias nos serviços essenciais à população.

Responsável por conduzir os trabalhos legislativos, o republicano tem atuado fortemente para garantir o bom funcionamento da Casa Legislativa, como a contratação dos 25 aprovados no concurso público.

Autor de diversos projetos e atuante em comissões que representam os anseios da população, o parlamentar lutou para melhorar o atendimento bancário na capital e diminuir as filas nos bancos. Outra proposta do republicano versa sobre a proibição da cobrança de taxa de religação de energia elétrica na capital.

À Agência PRB Nacional, Manuel Marcos falou dos compromissos assumidos para fortalecer e expandir a boa política republicana.

ENTREVISTA

Agência PRB Nacional – Como vereador e atualmente presidente da Câmara Municipal de Rio Branco, o que tem sido possível desenvolver pela população da capital acreana?

Manuel Marcos – Em 2012, recebi 1.863 votos. Em quatro anos, fizemos um bom mandato, sempre na rua prestando assistência à nossa população rio-branquense. Agora, para nossa reeleição aumentamos mil votos. Essa confiança da população me levou ainda a assumir a Presidência da Câmara Municipal em uma gestão que vai até dezembro de 2019. A Câmara Municipal de Rio Branco é uma Casa Legislativa muito produtiva, são 17 vereadores e estamos sempre atentos e na rua atendendo a população. O nosso maior compromisso é administrar os recursos públicos de uma forma republicana e com lisura.

Agência PRB Nacional – O PRB trabalha para ver na prática uma boa política, séria e de atenção a quem mais precisa, que é a população. Está sendo possível fazer isso em Rio Branco?

Manuel Marcos – A atenção com o povo é uma marca nossa. Na Presidência da Câmara, em nossa agenda, temos sessões na Casa de terça a quinta-feira. Nas segundas e sextas-feiras nossa agenda é nas comunidades, nas unidades de saúde e creches, sempre fiscalizando e ouvindo as demandas das pessoas.  Logo que assumi o comando do Legislativo, contratamos 25 novos servidores que haviam passado no concurso público e estamos lutando a cada dia para enxugar a máquina pública, capacitando os servidores e os próprios vereadores para que possamos sempre prestar um serviço de excelência.

Agência PRB Nacional – Quais iniciativas e projetos seus já se tornaram benefícios concretos aos rio-branquenses?

Manuel Marcos – Sempre estive presente nas comunidades e não fico só dentro da Câmara. Na legislatura passada, apresentei requerimentos para criar uma comissão para fiscalizar o transporte público de Rio Branco. Fui o presidente da comissão de Transporte e Urbanismo e fizemos um grandioso trabalho. Cobramos das empresas a qualidade dos serviços e muita coisa melhorou. Criamos a comissão para fiscalizar as agências bancárias quanto ao tempo de permanecia das pessoas nas filas. As pessoas ficaram ao nosso lado, pois viram o serviço melhorar. Apresentamos agora um projeto que altera a lei da fila dos bancos, criando uma forma de não só penalizar as agências, mas fazer com que elas prestem o melhor serviço aos seus clientes que vão em busca de atendimento. Temos agora equipes que ouvem a população e nos repassam os problemas da cidade para que possamos estar buscando soluções.

Agência PRB Nacional – Quais seriam os principais problemas enfrentados na capital e como é possível saná-los?

Manuel Marcos – O grande problema que temos em Rio Branco e em todo Acre é a falta de recursos, a grande dependência de repasses do governo federal, pois ainda não temos indústria ou comércio fortes. Isso também leva a dificuldades na geração de emprego. Acredito que se tivéssemos algumas indústrias para gerar postos de emprego teríamos uma situação melhor, inclusive com um comércio mais forte. No transporte público, ainda temos algumas dificuldades e temos auxiliado a Prefeitura em relação a isso. Na saúde, mesmo com a construção de 30 Unidades Básicas de Saúde (UBS) na atual gestão, ainda existe uma demanda de atendimento a ser sanada.

Agência PRB Nacional – E na segurança pública?

Manuel Marcos – Nossa população tem crescido e com ela os problemas nessa área. Ultimamente nossa cidade e nosso estado vivem aterrorizados pela criminalidade. As facções hoje são fato real. Estamos na região da tríplice fronteira (Brasil, Peru e Bolívia) e por isso acabamos sendo uma porta de entrada para os entorpecentes no país. Com isso, existem as guerras de facções e por isso é tão importante o apoio dos governos estadual e federal para combater isso. Acredito que a geração de empregos ajudaria a mudar essa realidade, não deixando o tráfico de drogas tomar conta da nossa juventude, que já começa a ser dizimada por esse mal. 

Agência PRB Nacional – Como tem sido o trabalho à frente do PRB no Acre?

Manuel Marcos – Primeiro, tenho que dizer da minha gratidão ao nosso presidente em exercício, senador Eduardo Lopes (PRB-RJ), e ao nosso ministro Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Pereira (PRB) pela confiança e por acreditarem que tenho condição de estar à frente do partido no estado. No Acre, temos o interesse e o compromisso de crescer. Temos dividido tarefas com o objetivo de ver o partido sair fortalecido nas próximas eleições. Começamos em 2012 elegendo dois vereadores. Em 2014, o PRB elegeu uma deputada estadual e um deputado federal. Um outro estadual se filiou ao partido e ampliamos então. Com a disposição da nossa equipe no estado, já assumimos o compromisso com a direção nacional do partido crescermos ainda mais e temos essa convicção. Hoje, já estamos presente em 18 dos 22 municípios e antes das eleições do ano que vem, estaremos em todos eles para crescermos no Acre e contribuirmos com o crescimento do partido em nível nacional.

Agência PRB Nacional – Quais os desafios no comando do PRB Acre?

Manuel Marcos – Estou à frente do partido desde 2009. Apenas entre 2015 e 2016, que não estive nessa posição. Mas, os desafios sempre existem. Ainda temos dificuldades para chegar a alguns municípios, como Santa Rosa do Purus, Jordão e Marechal Thaumaturgo, que são isolados por terra e só conseguimos chegar de barco ou avião. Temos dificuldades também nas estradas. De Rio Branco a Cruzeiro do Sul, por exemplo, são quase 700 km. Mas, ainda assim, hoje já é bem melhor. Muita coisa já melhorou. Essas dificuldades existem, mas temos o foco de estar presente em 100% dos nossos municípios e, por isso, temos vencido.

Agência PRB Nacional – O partido está se preparando para novas filiações?

Manuel Marcos – Cada presidente e coordenador, seja do PRB Juventude ou do PRB Mulher, têm assumido esse compromisso e estamos em busca de vencer o desafio de dobrar ou até triplicar o número de filiados até o ano que vem no Acre. Hoje, somos mais de três mil filiados e nosso objetivo é chegar a 10 mil. Estamos trabalhando para isso.

Agência PRB Nacional – Quando alguém se filia ao PRB, qual a missão deste novo membro? O senhor tem um conselho para este novo filiado?

Manuel Marcos – Você faz parte agora de uma família, pois o PRB é uma família. É isso que nós consideramos. Nosso pedido é sempre para que traga mais gente para estar conosco, para se filiar e levantar conosco a bandeira republicana. Cada filiado tem a missão de falar sobre o partido para outras pessoas, para expandir conosco os nossos projetos e pensamentos. É o que temos levado a cada canto do Acre.

Texto: Agência PRB Nacional
Foto 1: Agência PRB Nacional – Fotos 2 e 3: Cedidas

 

Reportar Erro