Joselito Nunes debate situação de barragem em Jaboatão dos Guararapes

Joselito Nunes debate situação de barragem em Jaboatão dos Guararapes

Barragem Duas Unas, localizada às margens da BR 232, em Santo Aleixo, faz parte de uma lista de barragens com alto risco de rompimento

Publicado em 12/06/2019 - 00:00

Jaboatão dos Guararapes (PE) – O vereador Joselito Nunes (PRB) participou, na sexta-feira (7), de reunião na comissão especial da Câmara Municipal de Jaboatão dos Guararapes criada para acompanhar a situação da Barragem Duas Unas, localizada às margens da BR 232, em Santo Aleixo. De acordo com levantamento do governo federal, o reservatório, que é administrado pela empresa Compesa, faria parte de uma lista de barragens com “alto risco” de rompimento.

A comissão, informa Joselito, cobra da Agência Nacional das Águas (ANA) e da Agência Pernambucana de Águas e Climas (Apac) respostas técnicas sobre a situação real da barragem. “Em 2014, houve um alto no nível da barragem e ela transbordou prejudicando os moradores mais próximos”, ressaltou Joselito.

Com o intuito de evitar qualquer situação semelhante e que venha prejudicar os moradores, Joselito e demais vereadores exigem que vistorias técnicas sejam feitas constantemente no local, já que a barragem é a maior do município, e também atende algumas cidades vizinhas.

Durante a reunião, ficou acertado um fórum com a população da regional 1 na Câmara Municipal de Jaboatão dos Guararapes para tratar do assunto. Joselito lembrou da importância de os representantes da Compesa e órgãos responsáveis pela barragem comparecerem ao fórum para que possam responder os questionamentos dos vereadores e moradores da região. “É importante estarem presentes algumas lideranças para que elas possam ouvir as explicações da Compesa e repassar as informações para os moradores das localidades. Vale ressaltar também a importância de as pessoas cuidarem do meio ambiente, evitar jogar lixos nas caneletas e esgotos”, destacou Joselito Nunes.

A comissão programou, ainda, outra visita para a barragem, como a ocorrida pelos vereadores no mês de abril deste ano.

Texto e Foto: Ascom – vereador Joselito Nunes
Edição: Agência PRB Nacional

Reportar Erro