Jaboatão dos Guararapes terá dia de combate à violência contra o idoso

Por iniciativa do vereador Joselito Nunes, Dia da Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa será celebrado, anualmente, em 11 de outubro 

Publicado em 25/09/2019 - 00:00

Jaboatão dos Guararapes (PE) – A Câmara Municipal aprovou o Projeto de Lei nº 041/2019, de autoria do vereador Joselito Nunes (Republicanos), que inclui no calendário oficial do município o Dia da Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, a ser celebrada, anualmente, em 11 de outubro. O objetivo é ampliar o debate entre órgãos públicos e a sociedade civil.

Pelo texto, deverão ser realizadas campanhas e ações de prevenção, conscientização e orientações acerca das diversas formas de violência praticadas contra as pessoas idosas.

“Envelhecer é um processo inerente à todos os seres humanos e a longevidade representa uma conquista histórica e social para muitos idosos. É sempre importante lembrar que em sua maioria das vezes a violência ocorre no âmbito familiar. Muitas vezes, buscando defender o agressor por se tratar de filhos e netos, muitos idosos se calam e não buscam uma medida preventiva”, disse o republicano.

Joselito Nunes frisou, ainda, que os maus-tratos aos idosos resume-se apenas em violência física, mas também em violência psicológica, econômica, moral, sexual, familiar, social, institucional e estrutural. “É preciso conscientização conjunta. A violência contra os idosos não ocorre somente em nossos país. Hoje, ela pode ser vista como um fenômeno universal, pois já faz parte da violência social em modo geral. Temos que nos unir, todos juntos em defesa dos idosos. Afinal, esse é futuro de quase todos”, concluiu.

Texto: Edson Sannt’anna/ Ascom – vereador Joselito Nunes
Edição: Agência Republicana de Comunicação (ARCO)
Foto:  Walquiria Soares. / Ascom – vereador Joselito Nunes

Reportar Erro