Instituto Maria da Penha é inaugurado no Recife

Instituto funcionará no segundo andar do prédio da Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação (Seteq) do Recife

Publicado em 7/9/2019 - 00:00 Atualizado em 29/6/2020 - 15:07

Recife (PE) – As vereadoras republicanas Denise Almeida (Olinda) e Professora Ana Lúcia (Recife) participaram, na quinta-feira (5), da inauguração da unidade do Instituto Maria da Penha no Recife, que funcionará no segundo andar do prédio da Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação (Seteq).

O instituto é uma organização não governamental sem fins lucrativos e seu surgimento está ligado à história de Maria da Penha, que se tornou um ícone no combate à violência doméstica contra a mulher.

“O combate à violência contra a mulher é um esforço cotidiano, e por mais avanços que se tenha feito nesse sentido, é imprescindível que haja ainda mais investimentos para a proteção social e capacitação das mulheres violentadas. A vinda do escritório regional do Instituto Maria da Penha (IMP) para o Recife, me deixa muito feliz, pois dá oportunidade de acolhimento e orientação necessárias às mulheres Pernambucanas”, falou Denise Almeida.

A secretária do Mulheres Republicanas de Pernambuco, professora Ana Lúcia, reforçou a importância dos serviços que serão oferecidos pelo escritório regional na cidade. “O Instituto Maria da Penha chega em Recife por meio de uma parceria de excelência com a Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação e vai proporcionar às mulheres que estão em situação de violência a oportunidade de ingressar no mercado de trabalho, disponibilizando cursos, oficinas e condições para que elas possam empreender. Sabemos que a independência financeira é fundamental para que as mulheres se libertem do ciclo da violência”, destacou a republicana.

Na unidade, as vítimas de agressão encontrarão acolhimento e orientação. Até o final do mês, o espaço também oferecerá cursos de capacitação profissional e empreendedorismo. Nesse primeiro momento, os cursos serão direcionados às mulheres que contam com uma medida protetiva decretada nos últimos dois anos e será oferecido microcrédito para aquelas que desejam criar o próprio negócio. Já para quem vai para o mercado de trabalho, os postos de trabalho deverão surgir de parcerias com empresas privadas, que ainda estão sendo recrutadas. A previsão é que até o final desse mês já exista uma lista de parcerias.

Texto: Ascom – Mulheres Republicanas de Pernambuco, com informações do Diário de Pernambuco
Fotos: Roberta Gomes

Reportar Erro
Send this to a friend