Frente parlamentar da logística reversa de medicamentos é criada em Porto Alegre

Colegiado foi proposto pelo vereador Alvoni Medina. O objetivo é debater sobre a reutilização de medicamentos e a responsabilidade ambiental

Publicado em 24/05/2019 - 00:00

Porto Alegre (RS) – A Câmara Municipal aprovou, nesta quarta-feira (22), o Requerimento nº 052/19, de autoria do vereador Alvoni Medina (PRB), que cria a Frente Parlamentar em Defesa da Logística Reversa de Medicamentos.

Segundo Medina, a finalidade da instalação da frente “será de colocar em pauta a reutilização de medicamentos e a responsabilidade ambiental, por meio de orientações para o uso e descarte correto dos medicamentos com o prazo de validade expirado”.

Inspirado no case “Farmácia Solidare”, da deputada estadual Fran Somensi (PRB-RS), o vereador chegou a visitar o município de Farroupilha em busca de ideias para a instalação da frente. Além disso, também propôs ao prefeito de Porto Alegre a criação da “Farmácia Solidária”.

A frente abordará, ainda, informações sobre os cuidados com o correto armazenamento dos medicamentos, a promoção do seu uso racional, evitando a automedicação, o consumo com data expirada e o perigo do descarte de medicamentos não utilizados em lixo doméstico, que pode causar danos à saúde de indivíduos por contaminação de águas e solo.

Texto e foto: Roberta Brum / Ascom – vereador Alvoni Medina

Reportar Erro