Exames oftalmológicos poderão ser disponibilizados nas escolas de São José dos Campos

Exames periódicos poderão ser disponibilizados nas escolas de São José dos Campos

Proposta do vereador Roberto do Eleven (PRB) assegura realização de exames oftalmológicos e otorrinolaringológicos (audiometria) nos alunos matriculados na rede municipal

Publicado em 12/02/2019 - 00:00

São José dos Campos (SP) – Tramita na câmara municipal, projeto de lei do vereador Roberto do Eleven (PRB) que propõe a realização periódica de exames oftalmológicos e otorrinolaringológicos (audiometria) nos alunos matriculados na rede municipal de ensino.

“A proposta visa determinar as condições clínicas dos alunos para que não haja comprometimento no desenvolvimento das atividades escolares e haja um real aproveitamento daquilo que está sendo ensinado em sala de aula”, explica o republicano.

Pela proposta, devem ser contempladas as crianças da rede pública de ensino, em séries iniciais de 1º a 4º serie, com atendimento prioritário que se dará mediante parcerias entre as secretarias da Educação e da Saúde.

Ao defender o projeto, o vereador do PRB apresenta relatos de profissionais da educação de que nos anos iniciais as crianças que apresentam dificuldades na alfabetização têm, em sua maioria, questões relacionadas à audição e visão, que passam despercebidas no dia a dia, e que a longo prazo começam a apresentar comportamentos que chamam a atenção dos professores através do choro e do afastamento dos demais colegas.

“Se a avaliação para detectar tal necessidade for acompanhada no início do ano letivo, as crianças não terão que passar por situações desconfortáveis sentindo-se oprimidas por achar que não é capaz de acompanhar a classe ao início de sua primeira responsabilidade, que é estudar”, finaliza Roberto do Eleven.

Audiometria

A audiometria é um exame que avalia a audição das pessoas e quando detecta qualquer anormalidade auditiva, o referido procedimento permite medir o seu grau e tipo de alteração, assim como orienta as medidas preventivas ou curativas a serem tomadas, evitando assim o agravamento.

O exame de audiometria serve, ainda, como base para diagnosticar a necessidade do uso de aparelho auditivo e, se necessário, o tipo de aparelho que poderá ajudar o portador da deficiência a ouvir melhor, justamente na fase inicial de aprendizado.

Texto: Agência PRB Nacional
Foto: Cedida

Reportar Erro