Proposta do vereador Roberto do Eleven (PRB) assegura realização de exames oftalmológicos e otorrinolaringológicos (audiometria) nos alunos matriculados na rede municipal
Publicado em 12/2/2019 - 00:00 Atualizado em 15/7/2020 - 13:24
São José dos Campos (SP) – Tramita na câmara municipal, projeto de lei do vereador Roberto do Eleven (PRB) que propõe a realização periódica de exames oftalmológicos e otorrinolaringológicos (audiometria) nos alunos matriculados na rede municipal de ensino.
“A proposta visa determinar as condições clínicas dos alunos para que não haja comprometimento no desenvolvimento das atividades escolares e haja um real aproveitamento daquilo que está sendo ensinado em sala de aula”, explica o republicano.
Pela proposta, devem ser contempladas as crianças da rede pública de ensino, em séries iniciais de 1º a 4º serie, com atendimento prioritário que se dará mediante parcerias entre as secretarias da Educação e da Saúde.
Ao defender o projeto, o vereador do PRB apresenta relatos de profissionais da educação de que nos anos iniciais as crianças que apresentam dificuldades na alfabetização têm, em sua maioria, questões relacionadas à audição e visão, que passam despercebidas no dia a dia, e que a longo prazo começam a apresentar comportamentos que chamam a atenção dos professores através do choro e do afastamento dos demais colegas.
“Se a avaliação para detectar tal necessidade for acompanhada no início do ano letivo, as crianças não terão que passar por situações desconfortáveis sentindo-se oprimidas por achar que não é capaz de acompanhar a classe ao início de sua primeira responsabilidade, que é estudar”, finaliza Roberto do Eleven.
Audiometria
A audiometria é um exame que avalia a audição das pessoas e quando detecta qualquer anormalidade auditiva, o referido procedimento permite medir o seu grau e tipo de alteração, assim como orienta as medidas preventivas ou curativas a serem tomadas, evitando assim o agravamento.
O exame de audiometria serve, ainda, como base para diagnosticar a necessidade do uso de aparelho auditivo e, se necessário, o tipo de aparelho que poderá ajudar o portador da deficiência a ouvir melhor, justamente na fase inicial de aprendizado.
Texto: Agência PRB Nacional
Foto: Cedida