Estudantes de Pirajá participam de 5ª visita do Câmara nas Escolas

Escola recebeu a visita do programa Câmara nas Escolas, iniciativa da Secretaria de Comunicação da Casa Legislativa, coordenada pelo vereador Luiz Carlos (Republicanos)

Publicado em 31/10/2019 - 00:00

Salvador (BA) – Estudantes do Centro Educacional Aquarius, situado no bairro de Pirajá no município de Salvador, conheceram um pouco mais sobre a função e a história da Câmara Municipal, na manhã desta quarta-feira (30). A escola recebeu a visita do programa Câmara nas Escolas, iniciativa da Secretaria de Comunicação da Casa Legislativa. O encontro foi conduzido pelo vereador Luiz Carlos (Republicanos), secretário de Comunicação da Casa.

Durante a palestra, o parlamentar fez um passeio histórico e lembrou que a Câmara foi construída em 1549, no mesmo período de fundação da cidade, sendo a primeira do país. “Nessa época, a Câmara era o único poder constituído, ou seja, ela exercia os papéis de Executivo, Legislativo e até Judiciário, mandando prender quem cometia algum delito”, explicou Luiz Carlos.

O vereador também falou sobre as diferenças entre os poderes, explicou o que é um projeto de lei e qual a função dos vereadores no desenvolvimento da cidade. Ao final da apresentação, os estudantes tiraram dúvidas e alguns foram premiados com exemplares do livro “História da Câmara Municipal da Cidade de Salvador, de Affonso Ruy.

“A palestra foi fundamental para entendermos as finalidades dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. E o contato com o vereador foi de extrema importância para reatar nossa confiança na política do Brasil”, avaliou Jesiel Machado, de 18 anos, estudante do 3º ano.

Para Luiz Carlos, o projeto tem cumprido sua função de aproximar a Câmara dos jovens soteropolitanos. “Se o nosso slogan é ‘O futuro da Cidade Passa Por Aqui’, estamos trabalhando para ajudar a formar cidadãos mais conscientes”, afirmou o edil.

O Centro Educacional Aquarius foi a 5ª instituição da cidade a receber a visita do Câmara nas Escolas. A unidade de ensino também foi a primeira escola privada a participar da atividade.

A própria escola solicitou a visita do projeto. Desde o último mês de maio, quando foi criado, o Câmara nas Escolas já passou por escolas municipais de Castelo Branco, Palestina, Ilha Amarela e Santa Cruz.

Programa

O projeto, voltado para estudantes a partir do 6º ano do Ensino Fundamental, tem como objetivo aproximar a juventude do Poder Legislativo, da instituição e da política em geral, bem como fazer com que os jovens entendam a função dos poderes constituídos.

As visitas são sempre agendadas com as secretarias de Educação. Qualquer escola, de qualquer bairro, pode ligar para a Câmara e solicitar a visita do Câmara nas Escolas, pelo telefone da Secretaria de Comunicação (71) 3320-0332.

Texto e foto: Asom – vereador Luiz Carlos

Reportar Erro