Dra. Magnólia pede avanço nas políticas de combate ao câncer

Dra. Magnólia pede avanço nas políticas de combate ao câncer

Vereadora participou da 8ª Conferência da Saúde de Roraima e defendeu o aprimoramento das políticas de combate ao câncer

Publicado em 19/06/2019 - 00:00

Boa Vista (RR) – A vereadora Dra. Magnólia Rocha (PRB) defendeu que o poder público garanta políticas para pacientes oncológicos na 8ª Conferência Estadual de Saúde de Roraima, realizada na quarta-feira (12), em Boa Vista, com a presença de profissionais de saúde, autoridades e representantes da sociedade civil organizada.

Dra. Magnólia Rocha, que é presidente da Liga Roraimense de Combate ao Câncer (LRCC), entidade que tem assento no Conselho Estadual de Saúde (CES), ressaltou a necessidade de mais investimento no combate ao câncer no encerramento do evento com a presença do governador de Roraima, Antônio Denarium. De acordo com a republicana, os debates travados na Conferência são de fundamental importância para o aprimoramento das políticas de saúde pública em Roraima.

Dra. Magnólia pede avanço nas políticas de combate ao câncer“Pensar coletivamente em soluções para os problemas que enfrentamos na área da saúde em nosso estado é de fundamental importância, principalmente nesse momento em que vivemos a ampliação das dificuldades em decorrência do fluxo imigratório”, disse Magnólia, que também é médica.

Impacto da migração

Segundo Magnólia, o sistema de saúde roraimense demonstra sinais de estrangulamento na capacidade de atendimento dos hospitais municipais e estaduais devido ao aumento da demanda em decorrência da crise que vive a Venezuela. Nos últimos três anos, milhares de imigrantes aportaram em Roraima em busca de atendimento médico.

A Liga Roraimense de Combate ao Câncer, presidida por Magnólia, contou com duas representantes na Conferência na condição de delegadas. A participação das duas representantes da LRCC teve o objetivo de assegurar propostas de políticas públicas de interesse dos pacientes oncológicos e na prevenção do câncer.

Na quinta-feira (13), os delegados discutiram como temas centrais “Democracia e Saúde” e “Saúde como Direito”. Na sexta-feira (14) ocorreu a Plenária Final, quando se deu a apresentação dos resultados da Conferência e também a eleição dos delegados que representarão o Estado na 16ª Conferência Nacional de Saúde, em Brasília.

Texto e foto: Ascom – vereadora Dra. Magnólia Rocha
Edição: Agência PRB Nacional

Reportar Erro