Dia do Surdo é celebrado em Porto Alegre

Republicano Alvoni Medina destaca que o conhecimento da Língua Brasileira de Sinais (Libras) cada vez se faz mais importante

Publicado em 27/09/2019 - 00:00

Porto Alegre (RS) – A Mesa Diretora da Câmara Municipal de Porto Alegre acolheu solicitação do vereador Alvoni Medina (Republicanos), presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, e promoveu uma homenagem ao Dia do Surdo, na tarde desta quinta-feira (26).

Celebrada nacionalmente, a data é uma homenagem a primeira escola de surdos no Brasil, o Instituto Nacional de Educação dos Surdos, que fica no Rio de Janeiro. O objetivo é fazer uma reflexão e propor o debate sobre os direitos e a luta pela inclusão das pessoas com deficiência auditiva na sociedade.

Para Alvoni Medina, “não só em setembro que devemos lutar pela inclusão dos surdos, mas todos os dias. O conhecimento da Língua Brasileira de Sinais (Libras) cada vez se faz mais importante”, afirmou.

O parlamentar aproveitou a ocasião para mencionar que protocolou o Projeto de Indicação nº 049/19, que prevê a criação de uma Central de Interpretação de Libras (CIL), a ser instalada, preferencialmente, na região central da capital. O objetivo é garantir atendimento de qualidade às pessoas com deficiência auditiva por meio de serviços de tradução e interpretação, além de facilitar o acesso aos serviços públicos.

Estiveram presentes na homenagem a vice-presidente da Associação Crianças e Adolescentes Surdos RS (ACAS/RS), Lidiane Ilha; o vice-presidente do Conselho Estadual dos Direitos das Pessoas com Deficiência, Vicente Fiorentini; o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Nelson Khalil; a representante da Faders Acessibilidade e Inclusão, Greice Severino; e o representante da Comunidade Surda, Cristian Strack.

Texto: Roberta Brum / Ascom – vereador Alvoni Medina
Foto: Cedida

Reportar Erro