Desfile cívico de Caxias reúne mais de 10 mil pessoas

O prefeito Fábio Gentil (Republicanos) assistiu o desfile do início ao fim. O deputado estadual Zé Gentil (Republicanos-MA) também esteve presente

Publicado em 09/09/2019 - 00:00

Caxias (MA) – A festa da Independência em Caxias começou cedo, por volta das 8h, com a solenidade de hasteamento das bandeiras do Brasil, pelo prefeito Fábio Gentil (Republicanos); do Maranhão, pelo comandante da Polícia Militar em Caxias, Márcio Silva; e a bandeira de Caxias, pelo vereador Ximenes, ao som do Hino Nacional, executado pela banda de música Lira Municipal e acompanhado pelo público, tropas das instituições militares e das forças de segurança que atuam no município. O ato foi prestigiado por representantes do legislativo municipal, secretários municipais e adjuntos, coordenadores, supervisores, representantes de ONG’s e sociedade civil em geral.

A data de 7 de setembro representa a liberdade do povo brasileiro do jugo português há 197 anos. As comemorações em Caxias são marcantes, com uma tradição forte. O evento reuniu mais de 10 mil pessoas desfilando e outras centenas de pessoas acompanharam cada momento do ato cívico ao longo da Rua 1º de Agosto até a Praça do Pantheon, que se transformaram no “Corredor da Independência”.

O desfile oficial foi realizado após a revista às tropas militares, realizada pelo prefeito Fábio Gentil e o vice-prefeito Paulinho; o deputado estadual Adelmo Soares; o deputado estadual Zé Gentil (Republicanos-MA), além de representantes das polícias Militar, Civil e Rodoviária Federal e Guarda Municipal.

O prefeito de Caxias assistiu do início ao fim o desfile cívico 2019 e destacou a importância de valorizarmos as pessoas com deficiência e os símbolos nacionais, que são sinônimo de amor à pátria. “É preciso que possamos trabalhar, produzir, acreditar em nossos sonhos, porque essa é a única forma de conquistarmos. Eu tenho certeza que se cada um fizer a sua parte, o momento será de sublime êxito. Nós temos que demonstrar o nosso patriotismo e o nosso amor à bandeira e ao nosso país. Você vê que mesmo nesse calor as pessoas participam e demonstram seu amor pela cidade. Nosso objetivo é incluir todas as crianças, jovens e adultos, nós temos que respeitar e amar as pessoas, e a cada dia a gente se supera para que possa trazer todas as pessoas com deficiência junto ao meio social, para que o educando esteja próximo ao educador. Para mim está satisfatório, nós conseguimos alcançar o nosso objetivo, o nosso tema foi muito bem aceito, valorizado e respeitado”, afirma Fábio Gentil.

“Hoje a gente vê a passagem de mais um 7 de setembro, com um diferencial, só cresce o amor do prefeito de Caxias, Fábio Gentil, pela cidade. O evento está bem organizado, e quero dizer que estamos sempre à disposição do povo de Caxias”, lembra o deputado estadual Zé Gentil.

Esse ano a Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia abordou o tema: “Inclusão Educacional – O privilégio de conviver com as diferenças” e cada escola levou para o desfile lemas específicos.

A dona de casa Maria Lurdes achou importante debater um tema que, segundo ela, é muito atual. “Temos sim que falar sobre inclusão e deixar de preconceito, todo ser humano merece respeito e liberdade, independência é isso”, destacou. “Eu gostei de participar porque o desfile ajuda a gente a respeitar as pessoas”, disse Willian Rocha, aluno.

Além das escolas das redes municipal, estadual, federal e particular, desfilaram os colaboradores de todas as secretarias municipais, entidades religiosas e vários grupos da sociedade civil organizada, totalizando mais de 50 instituições, todos ao som das bandas fanfarras e da Banda Marcial de Caxias, que foi lançada durante o evento, denominada de Euterpe Cariman, homenageando um grande músico caxiense.

Antes do final do desfile, o grupo de ciclismo Caxias Bike Adventure também participou e fez sua apresentação, além de representantes das secretarias municipais e da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Caxias. O encerramento foi com as instituições de segurança: Polícia Militar, Guarda Municipal, Bombeiros Civis e Militares, Agentes de Trânsito, Tiro de Guerra, equipe do SAMU e Polícia Rodoviária Federal.

A Semana da Independência de Caxias continua com os desfiles na zona rural: Povoado Cabeceira de São Pedro (09/09); Buenos Aires (10/09); Povoado Alecrim (12/09); Povoado Brejinho (12/09) e Povoado Caxirimbú (13/09).

Texto e foto: Ascom – Prefeitura de Caxias
Edição: Agência Republicana de Comunicação (ARCO)

Reportar Erro