Crivella acompanha ações do Cuidar da Cidade em Senador Vasconcelos

Nesta 32ª edição do programa de zeladoria, estão previstos atendimentos com base em 36 chamados feitos por moradores à Central 1746

Publicado em 15/10/2019 - 00:00 Atualizado em 24/6/2020 - 18:28

Rio de Janeiro (RJ) – O prefeito Marcelo Crivella (Republicanos) acompanhou, nesta terça-feira (15), o início das ações do Cuidar da Cidade na localidade Jardim Caxangá, em Senador Vasconcelos, na Zona Oeste. Nesta 32ª edição do programa de zeladoria, estão previstos atendimentos com base em 36 chamados feitos por moradores à Central 1746. A maioria das demandas é relacionada a servidos de poda de árvore (14) e iluminação pública (13). De acordo com a coordenação do programa, mais de 10 mil pessoas serão beneficiadas, em pelo menos 40 ruas. Boa parte delas também passará por recapeamento asfáltico.

Crivella acompanha ações do Cuidar da Cidade em Senador Vasconcelos

“Nós vamos fazer poda de árvores, tapar buracos, ver a questão das galerias que estão entupidas e muitos outros serviços. Estão aqui Rioluz, Rio-Águas, Conservação, o pessoal da Saúde. Enfim, vamos lutar muito para deixar Vasconcelos como merece ser”, afirmou Crivella, que percorreu a pé as principais ruas da região, onde três valões serão limpos.

O prefeito também determinou que técnicos da Rioluz façam as adaptações necessárias à rede de energia do Ciep Erivelton Martins, onde estudam mais de 500 alunos, para o funcionamento dos aparelhos de ar condicionados lá instalados.

Logo no início desta manhã os moradores foram acordados com a intensa movimentação de caminhões, máquinas e equipamentos de vários órgãos da Prefeitura. O mutirão foi exaltado por quem reside na localidade.

“Quase perdi as esperanças de ver essas ações do governo acontecendo. O Crivella realmente não ficou só nas promessas, como administrações anteriores, e ainda veio conversar in loco conosco”, ressaltou o aposentado Delrui da Costa Oliveira, de 70 anos.

Rosane da Silva, 55, se disse satisfeita com a recuperação dos brinquedos e aparelhos de ginástica da Praça Gonçalo Jaconé.

“Tenho vindo todos os dias aqui, passear com minha neta (Valentina, de 3 meses). O local estava mesmo precisando de recuperação urgente e geral”, disse Rosane.

O prefeito visitou ainda outra praça, construída em homenagem à moradora Maria Emília, a mais antiga do bairro, que ficou conhecida pela dedicação, com a família, a projetos sociais e de ajuda a carentes. Nos próximos dias, a praça, que se tornou um ponto de encontro dos moradores nós fins de tarde, receberá nova pintura e iluminação.

Como de costume, o Cuidar da Cidade executará ainda varrição manual, limpeza de ralos, remoção de lixo, entulho e bens inservíveis, reboques de carcaças de carros abandonadas, raspagem de postes, roçada e capina de vegetação, além de plantio de mudas em canteiros espalhados pelas laterais das vias públicas. Também há drenagem, pavimentação e retirada do acúmulo de água nas ruas do entorno.

Saiba mais sobre o Cuidar da Cidade

Desde que o programa de zeladoria foi criado, em janeiro, diversas áreas em 28 bairros já foram beneficiadas por mais de 20 mil ações. Desenvolvido pela Secretaria Municipal da Casa Civil, em conjunto com o Centro de Operações Rio (COR) e a Central 1746, o mutirão de zeladoria estabelece um calendário de ações que mobiliza órgãos municipais como a Subsecretaria de Conservação; as secretarias de Saúde e Educação; Comlurb; Rioluz; Fundação Parques e Jardins; CET-Rio; Vigilância Sanitária e Guarda Municipal, entre outros.

O programa Cuidar da Cidade já passou pelos seguintes locais:

ZONA NORTE
– Tijuca/Praça Afonso Pena
– Tijuca/Praça Saens Peña
– Ilha do Governador/Ribeira
– Ilha do Governador/Pitangueiras
– Rocha Miranda
– Méier
– Vigário Geral
– Pavuna
– Penha

ZONA OESTE
– Bangu
– Padre Miguel
– Santa Cruz
– Campo Grande
– Cidade de Deus
– Inhoaíba
– Campo Grande / Conjunto da Marinha
– Vila Valqueire
– Pechincha
– Paciência
– Anil
– Realengo
– Recreio dos Bandeirantes
– Cosmos
– Vila Moretti (Bangu)
– Jardim Caxangá (Senador Vasconcelos)

CENTRO

ZONA SUL
– Leblon
– Copacabana / Serzedelo Correia

Texto e fotos: Ascom – Prefeitura do Rio de Janeiro

Reportar Erro
Send this to a friend