Corrida ciclista 24 horas Bike Race reúne mais de 200 atletas em Manaus

Corrida ciclista 24 horas Bike Race reúne mais de 200 atletas em Manaus

O republicano João Carlos, titular da Secretaria Municipal de Juventude Esporte e Lazer, participou da corrida e comemorou o sucesso do evento alusivo aso 350 anos da cidade

Publicado em 29/10/2019 - 00:00

Manaus (AM) – Teve início neste sábado (26), a 1ª edição do Manaus 24h Bike Race, evento que integra o “Viradão Esportivo” em homenagem ao aniversário de 350 anos da cidade. A competição com a participação de mais de 200 atletas é uma realização da Prefeitura de Manaus em parceria com a Federação de Ciclismo Amazonense (Feciclam), coordenada pela Secretaria Municipal de Juventude Esporte e Lazer (Semjel), que tem como titular João Carlos Mello (Republicanos).

A Manaus 24h Bike Race teve largada oficial às 17h30, no condomínio Alphaville, e seguirá até o mesmo horário do domingo, 27/10. Os 150 ciclistas inscritos terão como desafio pedalar por 24 horas sem parar em um circuito de aproximadamente nove quilômetros.

A corrida começou a ser idealizada no ano passado, quando o prefeito Arthur Virgílio Neto, que sempre foi adepto ao esporte, lançou o desafio de realizar uma prova de 24 horas de ciclismo, como destacou João Carlos Mello.

“Durante a corrida pedestre Cidade de Manaus de 2018, o prefeito Arthur Neto lançou esse desafio e nós começamos a nos mobilizar. É uma grande satisfação e alegria podermos ver esse grupo de esportistas que representa todo o ciclismo de Manaus e do Amazonas competindo 24 horas de bicicleta. Isso é uma sinalização muito importante para a sociedade para cuidarmos da nossa saúde, por meio da prática do esporte”, destacou o secretário João Carlos Mello, da Semjel.

A prova está sendo disputada nas categorias solo, dupla, quarteto e sexteto. São 8 quilômetros dentro da área de mata do condomínio Aphaville, sinalizada e orientada por agentes do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU-Trânsito).

“É um circuito com três rotatórias, quatro curvas de 90 graus, algumas subidas e alguns falsos planos. É um lugar que todo mundo já conhece, a grande maioria treina aqui e é um circuito fechado, com o apoio do IMMU, Guarda Municipal e da Polícia Militar. A gente tem certeza de que o andamento da prova vai ser legal até o momento da chegada neste domingo”, ressaltou o presidente da Feciclam, Juliano Macanoni.

Há seis anos participando de provas ciclísticas, Raquel Mustafá, 36, disputa a Manaus 24h Bike Race na categoria de grupo. Durante as 24 horas de prova ela vai revezar o pedal com mais cinco atletas. Os campeões serão premiados com troféus, medalhas e prêmios, mas para Raquel as premiações podem ficar em segundo plano.

“A prefeitura está de parabéns pela iniciativa da divulgação do esporte e espero que todos se divirtam durante o evento e que todos os atletas tenham como recompensa não só a medalha, mas o prazer de se superar”, pontuou a atleta.

Para passar um dia inteiro pedalando, o atleta precisa ter uma boa preparação física, mas como ressaltou o ciclista Whide Barbosa, 30, além do corpo, a cabeça do competidor precisa estar preparada.

“Esse tipo de prova é 50% psicológica e 50% física. A gente se prepara durante meses com alimentação e trabalhando o psicológico, descansando, pois sabemos que é uma prova longa e que vai exigir bastante de cada competidor”, finalizou o ciclista.

A primeira edição do Manaus 24h Bike Race servirá como piloto para as próximas edições.

Texto e fotos: João Pedro figueiredo / Ascom – Secretaria de Juventude Esporte e Lazer de Manaus
Edição: Agência Republicana de Comunicação (ARCO)

Reportar Erro