Caxias (MA) sedia 5ª audiência pública da Bacia Hidrográfica do Rio Itapecuru

Evento promovido pela Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa do MA, contou com a participação do prefeito Fábio Gentil e do deputado estadual Zé Gentil (ambos do PRB)

Publicado em 26/05/2019 - 00:00

Caxias (MA) –  A 5ª audiência pública da Bacia Hidrográfica do Rio Itapecuru foi realizada no Memorial da Balaiada, na cidade de Caxias (MA), na última quinta-feira (23). O evento, promovido pela Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão, teve como objetivo finalizar o processo de composição do Pré-comitê da Bacia do Rio Itapecuru. As discussões iniciaram ano passado passando pela capital São Luís, Colinas e Coroatá, onde foram mobilizados o poder público, a sociedade civil e os usuários da água.

Estiveram presentes representantes do Conselho Estadual de Recursos Hídricos e Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), além de representantes de outros municípios cortados pelo Rio Itapecuru e os deputados estaduais Adelmo Soares, Cleide Coutinho e Zé Gentil (PRB).

“Todos nós sabemos como se encontra o Rio Itapecuru, em muitos lugares do estado estamos atravessando o rio caminhando. A gente tem que tomar alguma atitude, se não tomar uma atitude de imediato, nós vamos ficar sem água, não só Caxias, mas também São Luís, que é abastecida 70% pelo rio”, lembra Zé Gentil.

O prefeito Fábio Gentil (PRB) destacou a importância de todos contribuírem com a educação ambiental e revitalização e preservação do rio que é fonte de vida para Caxias e outros 57 municípios do estado do Maranhão. “Ou a gente toma medidas imediatas ou com certeza o Maranhão todo irá sofrer com as consequências da falta de água. É necessário que a gente discuta os problemas e faça as coisas acontecerem. É necessário que a gente também pense nos afluentes, que são os riachos que se transformam no Rio Itapecuru. Com um pacto entre municípios que utilizam o Rio Itapecuru, podemos recorrer junto ao governo do estado e ao governo federal para trazer os benefícios para o nosso povo”, disse o republicano.

Texto e foto: Ascom – Prefeitura de Caxias
Edição: Agência PRB Nacional

 

Reportar Erro