Campanha Outubro Brilhante realiza 251 exames de vista em Campinas

Campanha Outubro Brilhante realiza 251 exames de vista em Campinas

Iniciativa do vereador Fernando Mendes garante atendimento oftalmológico à população carente da cidade em parceria com o Conselho de Óptica e Optometria de São Paulo

Publicado em 15/10/2019 - 00:00

Campinas (SP) – A Campanha Outubro Brilhante, instituída em Campinas por lei de autoria do vereador Fernando Mendes (Republicanos), realizou 251 atendimentos, 209 prescrições, 10 encaminhamentos e 32 pessoas não necessitaram de correção visual. O evento, realizado na EMEF/EJA Oziel Alves Pereira, no domingo (13), contou com o apoio de diversos profissionais do Conselho de Óptica e Optometria do Estado de São Paulo (CROO-SP) capacitados para fazer o atendimento primário da visão.

A ideia do Outubro Brilhante, que teve sua primeira edição em 2017, segundo Fernando Mendes, é levar o atendimento primário da visão à população carente de Campinas.

“Nós estamos dando início a 2ª edição do Outubro Brilhante que é um projeto que populariza a ciência da optometria aqui na cidade de Campinas”, destacou Fernando Mendes, que luta pelo reconhecimento da profissão.

Empenhados, os profissionais montaram um circuito da boa visão. “Nós montamos um circuito onde a pessoa passa primeiro por uma acuidade visual através da triagem, na sequência são realizados os vinte e um passos da optometria até o último processo onde é feito a prescrição dos óculos ou lentes de contato, caso necessário”, disse Michel Pazos, diretor de Coordenação do CROO-SP.

Claudiamara Santana, moradora do Jardim Monte Cristo, esteve no local junto com seus três filhos para realizar os exames. “Eu tentei fazer pelo posto de saúde, mas ia demorar mais de seis meses. Hoje, em apenas duas horas, consegui passar meus três filhos no atendimento. Aliás, o atendimento é mais humano, passamos por várias etapas, os profissionais foram super atenciosos, criaram uma proximidade com nós, estou muito satisfeita”, disse.

No 27 de outubro será dada continuidade aos trabalhos. Desta vez, os atendimentos serão realizados em dois locais. No Centro de Integração da Cidadania (CIC) “Dr. Fernando de Cássio Rodrigues, localizado na rua Odete Teresinha Santuci Otaviano, 2, Vida Nova, o atendimento será das 8h às 17h. Na mesma data e horário também haverá atendimento na Escola Estadual “Professor Carlos Alberto Galhiego, Av. John Boyd Dunlop, S/N- Jardim Santa Clara, Campinas, São Paulo.

Texto e fotos: Ascom – vereador Fernando Mendes 
Edição: Agência Republicana de Comunicação (ARCO)

Reportar Erro