Arraiá das Escolas em Formosa do Rio Preto (BA)

“É um momento de confraternização da comunidade escolar, mas também de fortalecer nossa tradição”, ressalta o prefeito Dr. Termosires Neto (PRB)

Publicado em 25/06/2019 - 00:00

Formosa do Rio Preto (BA) – O “São João em Formosa”, programação junina e julina promovida pela Prefeitura de Formosa do Rio Preto, teve início no dia 19 de junho com o Arraiá das Escolas e segue até o dia 6 de julho. No primeiro dia, foi a vez do Colégio Municipal Senador Djalma Bessa e do Colégio Municipal Coração de Jesus (CMCJ) apresentarem suas quadrilhas, com direito a muita comida e bebida típica, além de concurso de forró e da rainha da pipoca no CMCJ.

“É um momento de confraternização da comunidade escolar, mas também de fortalecer nossa tradição e festejar nossa gente batalhadora, nossa alegria e nossa história”, destacou o prefeito Dr. Termosires Neto (PRB).

O Arraiá das Escolas é organizado pelas unidades escolares com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, que também realizou o Arraiá da SME no dia 17 de junho, com sua equipe e convidados. Em 2019, há ainda um complemento a mais, pois está sendo trabalhado o resgate e valorização cultural como pano de fundo das festas de São João nas escolas. Na Escola Benedicto Araújo, por exemplo, acontecerá o Arraiá “Luar do Sertão”, em alusão à tradição junina e a cultura nordestina, com homenagem ao seu Jordelino, forrozeiro conhecido da cidade e que tem muita história no forró pé-de-serra, passando, inclusive, esse ofício para outras gerações de sua família.

Na Escola Municipal de 1º Grau Dr. Luiz Viana Filho, da sede, o arraiá gira em torno de “Gonzagão e o Nordeste Brasileiro – Eu vou mostrar pra você como se dança um baião”. Já na Escola Municipal Dr. Luiz Viana Filho, da localidade de Intans, a homenagem ao arrasta-pé nordestino é comandada por Raimundo Tangé, sanfoneiro conhecido da região Oeste da Bahia e Sul do Piauí.
Confira a programação completa do “São João em Formosa”:

 

Texto e foto: Ascom – Prefeitura de Formosa do Rio Preto

Reportar Erro