Vereadora Tia Adriana protocola projeto de criação da Procuradoria da Mulher

O objetivo é ajudar as mulheres vítimas que vivem em Santo Antônio de Jesus

Publicado em 14/3/2021 - 12:14

Santo Antônio de Jesus (BA) – No Dia Internacional das Mulheres, comemorado no dia 8 de março, um presente para as moradoras de Santo Antônio de Jesus. A vereadora Tia Adriana (Republicanos) protocolou projeto que cria a Procuradoria Especial da Mulher no município. A republicana explicou que na cidade as políticas públicas voltadas a elas são mínimas e que o dispositivo vai fazer a diferença na vida de quem precisa.

“Nesta data mais que especial protocolei o projeto de criação da Procuradoria Especial da Mulher aqui na nossa cidade. Para que tenhamos um olhar mais atento a todas as mulheres deste município, especialmente para aquelas que procuram alguém para dar queixa das agressões que sofrem. Não temos uma Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher, por isso tenho certeza que a Procuradoria será de grande valia”, ressaltou a vereadora.

Tia Adriana aproveitou a data comemorativa para falar sobre a representatividade feminina nas Casas de Poder. Na Câmara Municipal de Santo Antônio de Jesus, por exemplo, ela forma uma dupla com a outra mulher vereadora. As duas foram as únicas eleitas em 2020, mas ela fala da necessidade desse cenário mudar.

“Sabemos que as mulheres vêm ocupando espaços públicos nas esferas federais, estaduais e municipais, mas não como gostaríamos que fosse. Senti falta disso, especialmente neste 8 de março. Cheguei nesta Casa e a vi composta de vereadores homens. Senti falta porque sei que precisamos de políticas públicas voltadas para as mulheres. Nós somos mulheres, donos de casa, mães de família, filhas. Sabemos o que cada uma passa e por isso o nosso olhar é diferenciado”, defendeu a republicana.

Procuradoria Especial da Mulher

A criação de uma Procuradoria da Mulher nos estados e municípios busca primordialmente garantir maior representatividade, visibilidade e destaque às mulheres na política. Além disso, pretende combater a violência e a discriminação contra as mulheres em nossa sociedade, qualificar os debates de gênero nos parlamentos, e receber e encaminhar aos órgãos competentes as denúncias e anseios da população.

A Procuradoria da Mulher da Câmara dos Deputados, criada em 21 de maio de 2009 pela Resolução nº 10, é uma iniciativa inédita do Parlamento brasileiro, que atualmente serve de exemplo para outros parlamentos.

Texto: Gabbriela Veras | Ascom Mulheres Republicanas Nacional
Informações: Procuradoria da Mulher | Câmara dos Deputados
Foto: divulgação

Reportar Erro
Send this to a friend