Tia Ju participa de evento sobre combate à violência doméstica

Reunião faz parte da Campanha dos 21 dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres

Publicado em 02/12/2021 - 08:00

Brasília (DF) – A secretária nacional do Mulheres Republicanas, deputada estadual Tia Ju (RJ) participou, no dia 30 de novembro, do evento: “Elas no Senado – Conhecendo as boas práticas no combate à violência contra as mulheres”, organizado pela Procuradoria da Mulher no Senado Federal.

O objetivo foi a apresentação do “Programa de Assistência a Mulheres em Situação de Vulnerabilidade Econômica em Decorrência da Violência Doméstica e Familiar”, encabeçado pela Diretoria-Geral do Senado, que determina que os contratos de prestação de serviços continuados e terceirizados do Senado Federal reservem o mínimo de 2% das vagas para mulheres atendidas em abrigos.

tia-ju-republicanos-elas-no-senado-evento-foto-cedida-01-12-2021-01“No Rio de Janeiro, já demos o primeiro passo. Este ano, foi aprovado o Projeto de Lei n° 9403, de minha autoria, que altera a Lei n° 7382 e determina a prioridade de inclusão da mulher vítima de violência doméstica e familiar nos programas de geração de emprego e renda gerenciados e/ou financiados pelo Governo do Estado”, disse Tia Ju.

Para a deputada, esse é mais um programa que irá agregar a luta pela igualdade de gênero e combate à violência contra a mulher, além de ser mais uma ferramenta de rede de apoio.

“Espero que, em breve, seja aderido pelo Rio também”, completou.

Reunião no TSE

Tia Ju também participou de uma reunião de trabalho com todos os órgãos femininos de partidos políticos, realizada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O evento teve como objetivo colher experiências e  sugestões de quem vive diretamente o processo político. O encontro foi conduzido pelo ministro Luís Roberto Barroso e pela ministra Maria Cláudia Bucchianeri, que enfatizaram como prioridade institucional do TSE, a superação da sub-representação feminina na política e o combate à violência política de gênero.

Foram levantados temas como o aumento de mulheres nas executivas partidárias, distribuição do fundo partidário, entre outros. Também ficou definido a criação de um grupo de trabalho para facilitar o diálogo com o TSE.

Texto: Ascom – deputada estadual Tia Ju
Foto: cedida

Reportar Erro
Send this to a friend