Tia Ju participa de aula inaugural do Qualifica Mulher no Rio de Janeiro

Programa vai capacitar, inicialmente, 150 mulheres de Duque de Caxias, São Gonçalo e Arraial do Cabo com curso em EaD

Publicado em 10/06/2021 - 08:00

Rio de Janeiro (RJ) – O Rio de Janeiro foi palco da aula inaugural do Projeto Qualifica Mulher, uma iniciativa da Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres (SNPM) do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.

O evento aconteceu na última terça-feira (8) no auditório do Instituto Federal do Rio de Janeiro e contou com a presença da representante da SNPM, Cristiane Britto (Republicanos), a secretária nacional do movimento Mulheres Republicanas, deputada estadual Tia Ju (RJ), da deputada federal Rosangela Gomes e de diversas autoridades.

O projeto tem o objetivo de capacitar 850 mulheres no Rio de Janeiro e, nesta fase, 150 alunas serão atendidas nos municípios de Duque de Caxias, Arraial do Cabo, São Gonçalo e entorno. Elas irão participar dos cursos de empreendedorismo e mídias sociais e de economia solidária.

O Projeto Qualifica Mulher nasceu para proporcionar às mulheres brasileiras condições de trabalho digno e oportunidades de projeção econômica e social e o seu bem-estar e foi instituído por meio de portaria ministerial e conta com três eixos: capacitação, empreendedorismo e articulação em rede. A Secretária Nacional de Políticas para Mulheres disse que a união de todos faz com que as políticas públicas para mulheres possam ser efetivas.

“O que estamos fazendo, todas nós que estamos presentes aqui, é um ato para que de alguma forma nossa mensagem chegue até estas mulheres: nós estamos pensando em vocês, nós não estamos nas nossas mesas, nos nossos gabinetes fazendo políticas públicas de longe. Nós queremos ir à ponta e conhecer a realidade de cada uma de vocês. Essa união de esforços aqui é muito impactante e é assim que a gente precisa trabalhar. A pauta “Mulher” é suprapartidária e nos une”, disse Cristiane Britto.

Já a deputada federal Rosângela Gomes falou sobre a importância da Educação para romper os ciclos de violência contra mulheres.

“Um dos pilares que eu defendo como o mais importante é a educação. Só pela educação podemos combater a violência de verdade e através dela vamos dotar estas mulheres, que participarão destes cursos, de autonomia para enfrentar os problemas causados por todos os tipos de violência”, defendeu a deputada.

Tia Ju ressaltou a importância do programa e lembrou a grande oportunidade para as alunas que participarão do Qualifica Mulher.

“Nós entendemos o quanto este programa pode transformar e fazer destas mulheres aquilo que elas sempre quiseram ser, mas que ainda não tinha tido oportunidade. Precisamos sempre estender as mãos para estas mulheres com políticas públicas efetivas”.

A vereadora e Secretária Estadual do Mulheres Republicanas no Rio de Janeiro, Tânia Bastos também esteve presente no Instituto Federal do Rio de Janeiro. A instituição será responsável por ministrar os cursos que acontecerão em formato on-line (EAD), com duração de um mês.

Tia Ju finalizou saudando a iniciativa do projeto Qualifica Mulher com um recado para as mulheres que participarão dos cursos.

“Hoje nós estamos aqui. Mas, certamente, amanhã pode ser uma de vocês que estarão aqui ocupando os nossos lugares. Eu tenho certeza de que verei vocês sentadas nestes espaços de poder lutando por outras mulheres”, concluiu.

Texto: Ascom Mulheres Republicanas
Foto: Jessica Galdino

Reportar Erro
Send this to a friend