Tia Ju busca apoio para pautas voltadas às mulheres no Congresso

Secretária nacional do Mulheres Republicanas se reuniu com o líder Hugo Motta para tratar da tramitação da PEC 134/2015 e do PL 1558/2021

Publicado em 03/06/2021 - 08:00

Brasília (DF) – A secretária nacional do Mulheres Republicanas, deputada estadual Tia Ju (RJ), se reuniu, na terça-feira (1º), com o líder da Bancada do Republicanos na Câmara, deputado federal Hugo Motta (PB).

Tia Ju entregou um ofício solicitando a votação da PEC 134/2015. O texto reserva vagas para cada gênero na Câmara dos Deputados, nas assembleias legislativas, na Câmara Legislativa do Distrito Federal e nas câmaras municipais, nas três legislaturas subsequentes. Tia Ju também pediu prioridade para a votação do PL 1558/2021, que prevê multa para as empresas que pagarem salários diferentes para homens e mulheres na mesma função. A expectativa é que os temas sejam articulados junto ao presidente da Câmara, deputado Arthur Lira, para que os incluam na pauta do Plenário. A previsão é que seja marcada uma reunião ainda em junho.

O deputado Hugo Motta já havia enviado requerimento pedindo urgência sobre o assunto. “Essa preocupação não é só do Mulheres Republicanas, mas de todo o partido. Tanto assim que o Plenário da Câmara aprovou um requerimento de autoria do deputado Hugo Motta pedindo urgência para a apreciação dessa matéria em Plenário”, disse Tia Ju.

Hugo Motta disse que a participação da mulher na política é algo fundamental para a sigla. “Nossa atuação na liderança tem provado isso, prestigiando e colocando a nossa bancada feminina em posições estratégicas para mostrar que a força da mulher tem que estar cada vez mais presente, não só aqui no Parlamento, mais em todos os espaços que a política pode ocupar”, ressaltou.

Motta lembrou, ainda, que a bancada feminina republicana ocupa hoje a 4ª Secretaria da Câmara com a deputada Rosangela Gomes; além da atuação constante de outras três parlamentares. “Temos a deputada Aline Gurgel, a deputada Tia Eron e a deputada Maria Rosas. Nós temos quatro deputadas na nossa bancada, são deputadas extremamente atuantes que, com certeza, são exemplos e estimulam a participação da mulher na política”, comentou.

“E a nossa liderança está inteiramente à disposição para que a gente possa fortalecer as políticas públicas para as mulheres procurando ter uma atuação forte neste sentido e mostrando que para o Republicanos a mulher é uma prioridade, concluiu Motta.

Já Tia Ju lembrou que ainda é tímido o espaço dado às mulheres na política. Segundo ela, o Mapa das Mulheres na Política 2020, feito pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela União Interparlamentar (UIP), revela que o Brasil ocupa o 140º lugar no ranking em número de mulheres no Parlamento.

“Estou muito feliz. Temos um presidente, deputado Marcos Pereira, e um líder que nos apoia, aqui, no Congresso e que são muito ligados às pautas das mulheres. O Republicanos prova isso abrindo espaços significativos para a inserção e o crescimento das mulheres na política. Só posso agradecer o apoio que o nosso partido nos dá, finalizou.

Texto: Ascom – Mulheres Republicanas
Foto: Liderança do Republicanos

Reportar Erro
Send this to a friend