Tenente-Coronel dos bombeiros do DF é pré-candidata à deputada distrital

Republicana fez parte da primeira turma de mulheres da instituição do Distrito Federal e do Brasil

Publicado em 07/07/2022 - 16:21

Brasília (DF) – A partir de hoje (07), o Mulheres Republicanas Nacional apresenta todas as quintas o “Eu Sou 10”, com pré-candidatas que vão disputar as eleições de outubro. Para estrear nossa coluna, vamos conhecer um pouco mais de Solange Ribeiro, Coronel do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal (CBMDF) e pela primeira vez, pré-candidata à deputada distrital pelo Republicanos do Distrito Federal.

Representante fiel da inserção de mais mulheres nos espaços de poder e decisão, a militar ainda faz parte da primeira turma de mulheres da instituição, do DF e do Brasil, sendo a única oficial combatente da então turma de 1993. “Como mulher e Tenente Coronel do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal é uma honra poder servir aos bombeiros, instituição, com o compromisso de vidas alheias e riquezas a salvar. Gratidão por tudo que tenho, realizei e ainda posso fazer através do CBMDF, que é poder servir. Hoje, as mulheres representam 17% do efetivo no DF, conquistando seu espaço com mérito, equidade, capacidade, respeito e excelência.”, ressalta a republicana.

Para Solange, entrar na política não é mais uma cadeira ou status, mas sim viabilizar políticas públicas. “Quero pensar, ajudar o que já tem e inovar com projetos sérios que possam inserir mulheres, jovens e pessoas com deficiência à sociedade, fazendo que eles possam se sentir pertencentes novamente à uma família, a sua comunidade e se tornar inserido de fato na sociedade com dignidade”, disse.

Durante sua passagem pela corporação, a Coronel recebeu várias premiações, além de passar unidades operacionais, como por exemplo, 8ª Companhia Regional de Ceilândia, e de Gestão, como Diretoria de Ensino e Centro de Formação de Praças (CEFAP) e a Defesa Civil do DF. Solange também é socorrista em atendimento pré-hospitalar e a única Cidadã Benemérita (Honorário) do CBMDF. “Atuei e representei o DF em desastres pelo Brasil, como por exemplo Santa Catarina, Ilhota em 2008 e em Minas Gerais, com os desastres de Mariana em 2015, incêndio Florestal na Bahia, Porto Seguro e Monte Pascoal”, disse.

Vida Pessoal

Solange Ribeiro da Silva é filha de pai cearense e mãe mineira, e natural de Taguatinga, cidade satélite de Brasília (DF).  Com 8 anos, a família passou a morar em Ceilândia, também no DF, onde vivem até hoje. “Tive uma infância com muitas dificuldades por conta do alcoolismo do meu pai e violência doméstica com a minha mãe, mas foi uma menina de muitas brincadeiras de ruas à época (pipa, bolinha de gude, bete, golzinho, sempre curtindo aventuras por exemplo, “andando pelas manilhas”), sapeca, sorridente que amava dançar, e sempre sonhei em ser “alguém”, por isso não deixava o foco de estudar para conseguir sair daquela situação”, disse.

“Minha mãe apesar de toda dificuldade sempre fez com que todos os cinco filhos fossem à escola e com isso nos proporcionou possibilidade junto à sociedade. Somos uma família que teve como grande apoio projetos sociais sérios”, completou Solange, que também é mãe de um jovem de 23 anos.

Mulher de fibra, começou a trabalhar desde cedo. Aos 17 já teve seu primeiro trabalho de carteira assinada. Com o sonho de servir a carreira militar, em 1993, passou no concurso do dos Bombeiros, onde ingressou na Primeira Turma de Soldados Femininos de Brasília e do Brasil. “Galguei todos os Postos do Oficialato do CBMDF até o Posto de Tenente-Coronel, e hoje estou na reserva”, ressalta.

Ela ainda destaca que pretende ouvir o setor produtivo econômico e ajudar esse setor a se fortalecer e ter liberdade, com isso gerar emprego, contratar e gerar lucro, podendo assim ter um estado virtuoso, com um setor produtivo econômico ativo e rentável e pessoas qualificadas com uma sociedade produtiva.

Texto: Ascom Mulheres Republicanas Nacional
Colaboração: Ascom Tenente-Coronel Solange Ribeiro
Foto: cedida

Reportar Erro
Send this to a friend