Tânia Bastos toma posse como vereadora e assume Vice-presidência da Câmara do Rio

Legisladora assumiu quarto mandato consecutivo na Câmara Municipal do Rio de Janeiro

Publicado em 06/01/2021 - 10:11

Rio de Janeiro (RJ) – A vereadora reeleita do Rio de Janeiro e secretária estadual do Mulheres Republicanas, Tânia Bastos, tomou posse no último dia 1° de janeiro na Câmara Municipal do Rio de Janeiro. A republican,a que já atuava como vice-presidente da Casa, foi reconduzida ao cargo por meio de votação da Mesa Diretora. O evento teve início às 10h e deu posse aos eleitos em 2020 para a 11ª Legislatura (2021-2024) municipal.

A parlamentar está em seu quarto mandato consecutivo e fala sobre sua continuidade como vice-presidente da Casa pelos próximos dois anos, quando haverá nova votação. “Tomei posse no meu quarto mandato como vereadora da cidade que minha mãe escolheu para vivermos. Tenho muito orgulho da minha origem nordestina, que me dá garra todas as manhãs, para lutar por um Rio melhor. Permaneço como vice-presidente. Agradeço a confiança de todos e desejo boas-vindas para os novos vereadores. Renovo aqui o meu compromisso com o Rio de Janeiro!”, ressaltou Tânia Bastos.

Em razão das medidas de distanciamento social adotadas pela Câmara para prevenção do coronavírus, o acesso ao público ficou restrito a um convidado por vereador eleito e à imprensa. A cerimônia de posse seguiu um rito determinado pelo Regimento Interno e pela Lei Orgânica Municipal. Inicialmente, a sessão solene é presidida pelo vereador mais votado, os parlamentares eleitos apresentam o diploma da Justiça Eleitoral e a relação de bens, e são empossados sob o compromisso de respeitar as leis e desempenhar com retidão o mandato.

Biografia

Tânia Bastos é sergipana, moradora da Ilha do Governador, chegou ao Rio de Janeiro com apenas seis anos de idade. Formada em pedagogia, com especialização em assistência social; orientação e supervisão educacional; e pós-graduação em gestão pública. A republicana é autora de pelo menos sete leis que beneficiam os autistas, entre elas, a que inclui o diagnóstico precoce; atendimento multiprofissional; acesso à educação e ao mercado de trabalho. Uma das leis de sua autoria em destaque é a Lei Municipal 6.101/2016, que determina que estabelecimentos públicos e privados incluam nas placas de atendimento prioritário o símbolo mundial do autismo.

Tânia foi presidente da Comissão Permanente de Defesa da Mulher da Câmara do Rio por oito anos, defendendo políticas públicas em favor dos direitos das mulheres, onde durante a sua presidência foi criado o Conselho da Mulher do Rio de Janeiro (CODIM-RJ).

Texto e foto: Ascom – vereadora Tânia Bastos
Edição: Ascom – Mulheres Republicanas

Reportar Erro