Secretaria da Mulher da Câmara lança campanha do Outubro Rosa

Congresso Nacional ficará iluminado de rosa por todo mês de outubro

Publicado em 11/10/2020 - 17:15

Brasília (DF) – A Secretaria da Mulher na Câmara Federal, lançou no início da semana a Campanha do Outubro Rosa, com o tema “A saúde a um toque de atenção” e com isso, serão acesas as luzes na cor rosa em todo Congresso Nacional. O Outubro Rosa é um movimento mundial de mobilização pela conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, aumentando as chances de cura e reduzindo a mortalidade.

Segundo a deputada federal Rosangela Gomes, líder do Mulheres Republicanas, a conscientização e informação do autoexame é a melhor prevenção contra a doença. “A mulher tem em suas mãos o poder de se prevenir. O autoexame precisa virar rotina na nossa vida. Só assim vamos diminuir nos óbitos da doença”, ressaltou a deputada.

No Brasil, as campanhas são realizadas desde 2002 e recentemente também passou a integrar a campanha, a preocupação sobre o câncer de colo do útero. O câncer de mama é o segundo tipo que mais acomete brasileiras, representando em torno de 25% de todos os cânceres que as afetam, ficando atrás apenas do câncer de pele não melanoma. Para o ano de 2020, foram estimados 66.280 novos casos de câncer de mama e 16.590 casos de câncer de colo de útero.

Se em tempos normais há grande dificuldade em diagnosticar e tratar a doença, em tempos de pandemia, fica ainda mais difícil. Por isso, a bancada feminina da Câmara Federa, irá promover debates e ações para auxiliar a conscientizar a população sobre este tema tão importante.

Fonte: Ascom Secretaria da Mulher na Câmara
Edição: Gisele Rocha/ AScom Mulheres Republicanas
Foto: divulgação internet

 

Reportar Erro