Roseane Gomes disputará o cargo de deputada estadual em Santana (AP)

A candidata defende políticas públicas que atendam as comunidades ribeirinhas 

Publicado em 11/08/2022 - 11:26

Santana (AP) – Na coluna “Sou candidata 10”, desta quinta-feira (11), apresentamos Roseane Gomes, que irá disputar uma vaga para deputada estadual pelo Republicanos Amapá nestas eleições. Professora de história, mãe e amapaense raiz, Roseane, de 51 anos, decidiu se candidatar para ampliar a participação da mulher nas decisões políticas da sociedade.

“ Aceitei o desafio de disputar o pleito ao cargo de deputada estadual, acreditando que o parlamento é o porta-voz das aspirações da sociedade. Para alcançarmos a vitória em um projeto audacioso, que envolve uma candidatura feminina, é preciso caminhar e empoderar mulheres que fortaleçam a democracia. Esse desafio exige de cada uma de nós, esforço e união redobrados em sintonia com a sociedade, pois queremos manter acesa a chama da esperança que há muito tempo está guardada dentro de cada uma de nós”, destaca a candidata.

Ela defende também ações voltadas para as comunidades periféricas. “Conheço a difícil realidade das comunidades ribeirinhas, quilombolas e assentadas. É necessário a criação de políticas públicas que acolham e atendam os direitos dessa população”, disse.

Com experiência na vida política, a republicana concorreu a eleição municipal, em 2000, em Serra do Navio/AP para o cargo de vereadora, e ao Conselho Tutelar da Zona Sul de Macapá-AP, no ano de 2015.

“São 26 anos atuando na política. Fui colaboradora do Projeto Amigos da Refeição Solidária (PARES), ação que consistia na distribuição de sopas e canjas para pessoas em situação de vulnerabilidade social, em bairros periféricos na cidade de Santana”, ressalta.

A republicana defende a educação pública; a qualificação das mulheres e jovens recém-formados para o mercado de trabalho; a defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes; a promoção do desenvolvimento econômico sustentável e o fortalecimento da agricultura familiar.

Biografia  

Nascida em área ribeirinha e com oito irmãos, Roseane teve sua infância marcada pelas atividades extrativistas e pela agricultura familiar. Aos 12 anos, se mudou para a cidade de Macapá (AP) para continuar os estudos, morando em casa de familiares e fazendo trabalhos domésticos até os 20 anos.

Roseane também atuou como vice-presidente do Sindicato dos Servidores Públicos do Amapá (SINSEPEAP), em 1997, e foi diretora na Escola Municipal Ramal do Cachaço, no município de Serra do Navio.

Texto: Ascom Mulheres Republicanas
Foto: cedida 

Reportar Erro
Send this to a friend