Rosangela Gomes entrega emenda para construção de Casa de Passagem em Queimados

A solicitação foi da vereadora Ana Luz, que vai ajudar mulheres vítimas de violência na cidade

Publicado em 21/04/2021 - 08:00

Queimados (RJ) – No último dia (9), a vereadora de Queimados, no Rio de Janeiro, Ana Luz (Republicanos) participou de uma reunião com a deputada federal Rosangela Gomes (Republicanos-RJ) para receber duas emendas de autoria da parlamentar para a cidade. As emendas, uma no valor de R$ 300 mil, será destinada para a saúde e outra de R$167 mil, será para implantação da Casa de Passagem para mulheres vítimas de violência.

Com a implantação da Casa de Passagem, o município, que já conta com Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM) e o aluguel social para mulheres vitimadas, terá sua Rede de Proteção em Assistência à Mulheres vítimas de violência ampliada. “Quero agradecer a deputada Rosangela Gomes que de pronto aceitou minha solicitação, que fiz desde o primeiro mandato dela e agora, temos a felicidade de receber essa emenda e ajudar as mulheres em situação de violência do nosso município”, disse Ana Luz.

A Casa de Passagem é um serviço de abrigamento temporário de curta duração (até 15 dias), não-sigilosos, para mulheres em situação de violência, acompanhadas ou não de seus filhos, que não correm risco iminente de morte. Vale destacar que essas casas não se restringem ao atendimento de mulheres em situação de violência doméstica e familiar, devendo acolher também mulheres que sofrem outros tipos de violência, em especial vítimas do tráfico de mulheres. O abrigamento provisório deve garantir a integridade física e emocional das mulheres, bem como realizar diagnóstico da situação da mulher para encaminhamentos necessários.

Em Brasília, a deputada Rosangela esteve reunida com o prefeito de Queimados, Glauco Kaizer, com a secretaria municipal de assistência social, Cristiane Lamarão e com a ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, discutindo ações e recursos para ajudar e proteger as mulheres de Queimados e da Baixada Fluminense. A Ministra falou sobre a possibilidade de viabilizar a instalação da Casa das Mulheres, que fornece apoio à mulher em situação de vulnerabilidade social.

Texto: Gisele Rocha/Ascom Mulheres Republicanas
Foto: cedida

Reportar Erro
Send this to a friend